Livro: Teatro no Amapá – Artistas e seu Tempo.

Mais uma obra será lançada pelo escritor Romualdo Palhano, desta vez “Teatro no Amapá: artistas e seu tempo.

É uma obra que surgiu em função do Projeto de Pesquisa “Teatro no Amapá: artistas e seu tempo”, com o objetivo de fazer emergir discussões em torno de atores, atrizes e pessoas de teatro que num passado distante contribuíram para o desenvolvimento desta arte no Estado do Amapá.

É resultado concreto das atividades do Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas (GPAC) e do Núcleo Amazônico de Estudos das Artes Cênicas (NACE) da Universidade Federal do Amapá.

A pesquisa foi realizada no período de julho de 2011 a julho de 2012 com participação de bolsista do PIBID e apoio do Departamento de Pesquisa da UNIFAP.

Abrange as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990.

Em 1963 aqui foi fundado o “Teatro de Amadores do Amapá”, no qual fazia parte alguns nomes conhecidos na atualidade como: Sebastião Ramalho da Silva; professora Ester da Silva Virgolino; Ivaldo Veras; Creuza Bordalo; Aracy de Mont’Alverne; Antonio Munhoz Lopes; Hilkias Alves de Araújo entre outros.

Esta obra compõe-se de dez entrevistados que contribuíram imensamente (e alguns deles ainda contribuem) para o desenvolvimento do teatro no Amapá, são eles: Professora Zaide Soledade; Professor Antonio Munhoz; Cláudio Lobato; Juvenal Canto, Fernando Canto; Celso Dias; Amadeu Lobato; Carlos Lima; Daniel de Rocha e Jackson Amaral.

Além de trazer à tona a participação de atores e atrizes do passado, há nesta obra resgate de vários espetáculos teatrais a partir de imagens que foram cedidas especialmente pelos próprios entrevistados.

“Chapeuzinho Vermelho” de 1970, com Professora Zaide Soledade em cena; “Antônio Meu Santo” de 1976 do Grupo Teatro de Amadores Telhado; “A Mulher que casou 18 vezes” que marcou época em nosso Estado, momento áureo do Teatro de Amadores Telhado.

Há ainda o registro da I Feira de Arte Popular e Folclore do Amapá – I FEART que foi promovida pelo Grupo Telhado.

“Menino do Laguinho” que também foi outro espetáculo bem sucedido do Grupo Telhado.

Outros registros mais recentes giram em torno

Galeria de imagens
Fechar Menu