Curso de Teatro: Programação Semana do Calouro.

CURSO DE TEATRO NO AMAPÁ CALOURADA – PROGRAMAÇÃO Por Romualdo Palhano PhD em Teatro.

Minha preocupação para a implantação de um Curso de Licenciatura em Teatro no Amapá remete ao ano de 1995, quando aqui cheguei para assumir a função de professor da Universidade Federal do Amapá, admitido por concurso público realizado em novembro de 1994.

Aliás, mesmo antes de fincar raízes neste espaço geográfico brasileiro eu já havia pensado na perspectiva e projetado a implantação do referido curso.

Estudei as possibilidades e em 1996 encaminhei projeto de implantação das habilitações de Teatro e Música ao Colegiado do Curso de Educação Artística.

O referido projeto também passou por uma comissão de implantação de novos cursos.

Infelizmente nem o Colegiado, muito menos a referida comissão entendeu como prioridade a implantação daquelas habilitações.

Se, naquele período as habilitações de Teatro e Música tivessem sido implantadas, consequentemente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 93.

94/96 daquele mesmo ano, as mesmas teriam sido transformadas em dois cursos distintos: Curso de Licenciatura Plena em Teatro e Curso de Licenciatura Plena em Música.

A implantação da disciplina Educação Artística que surgiu com a Lei 56.

92/1971 que transformou o professor de arte num profissional polivalente.

Também, em função da luta dos Arte-Educadores, principalmente durante a década de 1980 do século XX para reverter este quadro, foi que na década de 1990 com a Lei 93.

94/96 a arte tornou-se obrigatória no ensino fundamental e médio.

Diferente de sua antecessora, esta lei também definiu que o estudante deveria vivenciar pelo menos quatro linguagens distintas da arte na sala de aula: Artes Visuais, Teatro, Dança e Educação Musical.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais também corroboraram para afirmação desta decisão.

Isto implica dizer que, na atualidade, em cada escola de ensino fundamental e médio deveria ter pelo menos um professor em cada uma dessas áreas da arte.

A persistência é um dos sentidos da vida que nos faz permanecer na luta.

Foi preciso duas décadas para que o Curso de Teatro fosse aprovado pela UNIFAP.

Neste sentido, em 12 de novembro de 2013 o mesmo passou por unanimidade pelo Conselho Superior daquela instituição.

Nesta próxima semana estaremos recebendo os calouros do Curso de Teatro com a seguinte programação: dia 09.

04.

2014 – quarta feira, a programação do dia será realizada pela administração numa cerimônia com Reitor e Pró-Reitores; na quinta feira, dia 10, teremos às 08:00 horas, cerimônia no Departamento de Letras e Artes e Jornalismo com a apresentação do Coordenador do Curso e dos professores das disciplinas; às 09:30; acontecerá uma manhã de autógrafos das obras: Artes Cênicas no Amapá – Teoria, Textos e Palcos; Teatro no Amapá: Artistas e Seu Tempo e Curso de Teatro no Amapá: Concepções e Proposições para o Ensino Superior; às 10:00 será apresentada uma performance pelo acadêmico de Artes Visuais, Naldo Martins e às 10:30 haverá o Ciclo de Palestras em Artes Cênicas, com apresentação de palestra do ator Osvaldo Simões, em seguida haverá debate.

Na sexta feira, a programação acontecerá no Teatro Porão do SESC Araxá com a apresentação do espetáculo teatral “A Última Estação” da Cia.

De Teatro do Riso.

O referido espetáculo é dirigido por Genário Dunas com texto de Álvaro Fernandes.

Ao final da apresentação haverá debate com a turma de teatro 2014.

Em função da minha luta em conjunto com as Federações de Teatro do Amapá; com os grupos de teatro e com simpatizantes desta área de conhecimento, hoje no Estado do Amapá, o Curso de Teatro deixou de ser ficção para ser realidade.

Que sejam bem vindos os calouros da primeira turma do Curso de Teatro do Amapá.