2º Seminário Internacional Guyano-amapaense

O encontro ocorrerá em dezembro, com debates sobre temas da região fronteiriça.

Nos dias 2 e 3 de dezembro, será realizado o II Seminário Internacional  do Projeto “Dinâmicas de Circulação de Bens e Pessoas e Planejamento Territorial na Fronteira Guyano-amapaense (DYAGA)”,  no Campus Binacional de Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O evento debaterá temas sobre questões geográficas, antropológicas, históricas entre Oiapoque e a fronteira Guyano-Amapaense.

De acordo com o grupo de pesquisa responsável pelo Seminário, a importância da discussão dos temas está em abordar  diferentes fluxos que provocam impacto territorial sobre a bacia do Rio Oiapoque.  Para a coordenação, essas dinâmicas territoriais formais e informais necessitam de compreensão teórico-metodológica e também de ações de políticas públicas organizadoras do território.

Mesa 1  Geografia, território e circulação na fronteira: experiências e olhares
Mesa 2 Educação, diversidade e circulação de pessoas, saberes e memórias na região de fronteira (Projeto Ediverse, Laboratório Minea, Universidade da Guiana Francesa)
Mesa 3 Relações sociais, movimentos migratórios e cotidianidade na fronteira
Mesa 4  Tempos, histórias e o debate fronteiriço
Mesa 5  Natureza, fronteiras e Amazônia: olhares e desafios contemporâneos

Pesquisa científicas – Os interessados em apresentar trabalhos devem enviar suas  propostas de pôsteres até dia 15 de novembro. A data de apresentação será no dia 2 de dezembro, das 17h30 às 19h. Contato: dyagaoiapoque@gmail.com

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.