Evento da Unifap abordou temas científicos e os desafios de profissionais e acadêmicos do campus Mazagão

Programação do Seminário de Integração da Pesquisa, Inovação e Tecnologia (Sipitec), ocorrido de 16 a 18 deste mês, contou com atividades presenciais e on-line.

De 16 a 18 de agosto, o campus Mazagão, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), recebeu o Seminário de Integração da Pesquisa, Inovação e Tecnologia (Sipitec), evento que objetivou expor os desafios e perspectivas de integração dos profissionais e acadêmicos do campus, disseminando os avanços da ciência nas áreas do ensino, pesquisa, tecnologia e inovação.

“O Seminário de Integração da Pesquisa, Inovação e Tecnologia, como o nome já informa, remete à integração. A ideia é aumentar conexão e aproximar os pesquisadores dos diversos campi, assim como visualizar parcerias e possibilidades de compartilhamento de estruturas de pesquisa e inovação. A produção científica realizada na Unifap é relevante e deve ser mais integrada. Importante destacar o impacto socioeconômico e os relevantes estudos desenvolvidos em prol da sociedade amapaense”, afirma a Profa. Dra. Amanda Fecury, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

A programação do evento teve atividades presenciais e virtuais. A solenidade de abertura, ocorrida no dia 16, contou com a presença da vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, do coordenador do campus Mazagão, Prof. Me. Demosthenes Arabutan Travasso, do coordenador do Curso de Educação no Campo, Prof. Dr. Galdino Xavier de Paula Filho, e do coordenador do Sipitec, Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos.

A importância das articulações intra e interinstitucionais do campus Mazagão como instrumento de avanços técnicos e científicos, como ingressar em um programa de pós-graduação, ética nas pesquisas que envolvem a biodiversidade e a importância dos programas de iniciação científica e de iniciação tecnológica na formação acadêmica foram temas abordados nas palestras. A programação contou, ainda, com feira de artesanato, apresentação cultural, encontro de egressos, apresentação de projetos científicos e exposição de projetos de pesquisa e extensão na escola.

Para o acadêmico do campus Mazagão, Ivan Douglas Reis, o Seminário foi uma oportunidade de aproximar a Unifap dos estudantes do município. “O Sipitec foi um sucesso, com várias apresentações de trabalhos e amostras, aproximou os alunos da escola com o ambiente da Universidade e, claro, deixou eles com um gostinho bom de ser academia de uma universidade pública de respeito”, avaliou.

Confira a galeria de fotos do Sipitec 2023:

*Fotos: Amanda Fecury (Propespg/Unifap) e Ivan Douglas Reis (discente do curso de Educação no Campo / Campus Mazagão).

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: