MEC lança aplicativo para emitir carteirinha estudantil digital

O estudante deve conferir o lançamento dos dados no site do MEC.

A versão digital da ID Estudantil já está disponível. O download do aplicativo, sem custo inicialmente, pode ser realizado pelas plataformas Google Play e Apple Store. Com a nova identidade, os estudantes da educação básica, tecnológica e superior poderão utilizar a ID como documento oficial válido, além de terem direito a pagamento de meia-entrada em cinema, shows e eventos culturais. Acesse: idestudantil.mec.gov.br

A Medida Provisória (MP) que lança a ID Estudantil — a carteira digital gratuita emitida pelo Ministério da Educação— foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), setembro. A emissão das carteirinhas tem como objetivo a redução da burocracia nos acessos aos locais, evitando também a impressão de papel, já que a ID Estudantil já está disponível para smartphone.

ID Estudantil – Os alunos que não tiverem acesso à internet poderão fazer a emissão nas agências da Caixa Econômica Federal. Antes é necessário conferir se a instituição de ensino já cadastrou os dados do estudante na plataforma do MEC: http://idestudantil.mec.gov.br/

O projeto pensado pelo Ministério da Educação é inédito, e busca por meio do acesso aos dados dos estudantes monitorar e aperfeiçoar políticas públicas que os contemplem. Para adquirir a ID Digital o estudante terá que concordar e ter ciência do uso de seus dados cadastrais e pessoais no banco de dados nacional dos estudantes.

Saiba mais: Portal do Ministério da Educação

Com informações: Ministério da Educação, Diário Oficial da União.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.