Estudantes estrangeiros da UNIFAP recebem auxílio financeiro durante pandemia

A bolsa de R$300,00 reais será concedida por 3 meses aos alunos.

A Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI),  em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), disponibilizou aos estudantes estrangeiros da UNIFAP auxílio financeiro. A medida foi adotada para ajudar os acadêmicos no período da Pandemia do Novo Coronavírus,  em que a Universidade está com suas atividades suspensas, inclusive no fornecimento de refeições pelo Restaurante Universitário (RU).

Ao todo são 26 estudantes estrangeiros matriculados na universidade, sendo 24 para o curso ‘Português como Língua Estrangeira’, e 2 alunos do Programa Brasil-Colômbia. Todos foram beneficiados com o auxílio no valor de R$300,00 mensais, no período de três meses.

Pró-reitor da PROCRI, Sílvio Sousa. Foto: Divulgação

A medida foi uma iniciativa da PROCRI, visando prestar o atendimento aos estudantes que dependiam dos serviços do R.U. “Solicitamos a demanda para a Reitoria e, devido a falta de recursos na PROCRI, conversamos com o pró-reitor da PROEAC, Prof. João Batista, que redistribuiu o auxílio para contemplar esses alunos”, explica o Pró-reitor da PROCRI, Sílvio Sousa.

O Pró-reitor comenta, ainda, que a maioria dos estudantes não possui conta bancária, porém com o objetivo de atender a todos, entraram em contato com agências da cidade para agendar uma Ordem Bancária de Pagamento – OBP, para saques nas agências indicadas e o primeiro pagamento foi realizado na última sexta-feira, 3 de abril.

Sobre a situação dos estudantes

Os alunos do curso de Português para estrangeiros possuíam plano de estudos até outubro de 2020, antes da suspensão das atividades acadêmicas. Enquanto os estudantes do Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia – BRACOL cursariam apenas um semestre na UNIFAP.

Dessa forma os colombianos seguem as atividades EAD das suas respectivas universidades de origem, para evitar o atraso do plano de curso. O Pró-reitor, Sílvio Sousa explica que eles retornarão para a Colômbia logo após o controle da Pandemia.

Colaboração de Texto: Letícia Amorim (Estudante de Jornalismo/UNIFAP)

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.