Estudantes da UNIFAP conquistam bolsas de intercâmbio internacional

A vivência será em países ibero-americanos, no período de até 6 meses

De malas prontas! Esse já é o sentimento de dois universitários contemplados com bolsas de estudos Ibero-Americanas Santander 2020. Após passaram por um longo processo de seleção, os alunos Reyonne dos Santos, do Curso de Direito, e Amanda Fernandes, do Curso de Engenharia Elétrica, conquistaram a oportunidade estudar em países ibero-americanos.

Cada um deles receberá o valor de R$12.630,90 (doze mil, seiscentos e trinta reais e noventa centavos), correspondente a cerca de € 3.000,00 (três mil euros) para custear as despesas do intercâmbio, podendo durar de dois até seis meses. Nesse período, os bolsistas optam por realizar estudos de idioma e cultura espanholas, programa de estágio ou, ainda, projeto de extensão universitária. Os selecionados devem apresentar uma carta de aceite ou comprovante de inscrição no curso que realização no exterior.

Sonhos e determinação
A aluna Amanda Fernandes, primeira colocada no ranking, com 123 pontos, está bastante empolgada para viagem de estudos. “Eu sou egressa do sistema público de ensino desde o ensino fundamental. Jamais imaginaria que teria a chance de realizar um intercâmbio, mas agora com o auxilio dessa bolsa essa oportunidade é real”, comenta a universitária.

Reyonne estudará na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foto: Divulgação

Também feliz com a aprovação, o aluno do curso de Direito da UNIFAP, Reyonne dos Santos, revela que se planejou dois anos para concorrer ao edital das bolsas. Após tantos esforços, hoje celebra a conquista de conhecer Portugal. “É a realização de um sonho poder estudar na Universidade de Coimbra, uma das instituições mais respeitadas do mundo. É oportunidade única, tanto para o meu crescimento profissional quanto pessoal”, revela.

Para Reyonne, o intercâmbio possibilitará novos aprendizados com culturas locais. “Conviver com uma cultura e pensamentos diferentes é algo que me agrada muito, e de certa forma influenciaram a conquistar a bolsa. Creio que será um período de muito aprendizado e as minhas expectativas estão bem altas”, diz o aluno.

Sobre o Programa
O Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander busca possibilitar aos alunos de graduação a oportunidade de realizar intercâmbio internacional por um até semestre letivo. Essa ação promove a mobilidade internacional de estudantes nas Universidades dos seguintes países ibero-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

A Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) mantém acordo com o Programa de Bolsas Ibero-Americanas. As bolsas são disponibilizadas, anualmente, por meio de processo de seleção. Conheça os programas de intercâmbio na UNIFAP e participe: https://www2.unifap.br/procri/programasinternacionais/

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.