Escritórios Modelos da UNIFAP continuam produções remotas

São 8 projetos, 6 em home office e 2 na linha de frente contra o COVID-19.

Durante o isolamento social as atividades essenciais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) continuam  em Home Office. Os Projetos de Extensão Universitária “Escritório Modelo”, aprovados em edital de 2019, adotaram a medida e seguem as produções remotamente. Esta foi uma decisão dos coordenadores e bolsistas para dar continuidade nas ações desenvolvidas.

Ao todo são 8 atividades realizadas de maneira remota, que iniciaram em março de 2020, coordenadas por docentes da UNIFAP. Entre elas estão ‘Agência de Comunicação – AGCOM (coordenado por Lylian Rodrigues); ‘UNIFAP Notícias’ (coordenado por Paulo Giraldi); ‘Agência de Notícias do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas’ (coordenado por Antônio Carlos Sardinha); ‘Escritório Modelo de Geoprocessamento’ (coordenado por Fabiano Belém); ‘Escritório Modelo de Engenharia Elétrica’ (coordenado por Raphael Comesanha); Escritório Modelo de Engenharia Civil (coordenado por Adenilson de Oliveira); Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (coordenado por Silvana Barreto); Clínica de Direitos Humanos (coordenado por Linara Oeiras).

Extensão no combate ao Coronavírus

Os projetos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo decidiram seguir na linha de frente no Combate a Pandemia do COVID-19. Ambos contribuem no auxílio a sociedade amapaense  durante o isolamento social.

A equipe do curso de Engenharia Elétrica faz parte da Comissão de Produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e também atua na manutenção de respiradores das UTIs para a saúde do Estado do Amapá.

O ‘Lavatório nas Pontes’ também é realizado por bolsistas do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo ‘Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo’ (ATAU), com ação comunitária envolvendo famílias de baixa renda. O projeto está em busca de financiamento e visa oferecer sistema de fornecimento de água aos moradores de área de ressaca do Bairro Congós.

“Essas atividades demonstram que a extensão na UNIFAP é atividade que se integra à organização da pesquisa e ensino, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico que promove a interação transformadora entre a instituição e os outros setores da sociedade”, enfatiza a Diretora do Departamento de Extensão, Kelly Braga.

Sobre o Projeto Escritórios Modelos

O Escritório Modelo é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), por meio do Departamento de Extensão (DEX), cujo objetivo da atividade de extensão é ser uma alternativa que visa buscar a melhoria da formação de estudantes por meio de prática profissional orientada.

A iniciativa é uma resposta ao pedido do Reitor da universidade, Prof. Dr. Júlio Sá de executar linhas de extensão estratégica para UNIFAP pelos próximos 5 anos, em que solicitou a PROEAC a criação de Escritórios Modelos em cursos de graduação.

Colaboração de Texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.