Encontro de Integração encerra com oficinas sobre SIGAA e noções básicas de Libras

Os temas foram pensados para facilitar as atividades dos docentes na Universidade.

O I Encontro de Integração Acadêmica e do Planejamento da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) encerrou nesta sexta-feira, 14, com as oficinas sobre ‘Ferramentas de soluções para uso docente’ e ‘Libras: Noções básicas – saudações e outros cumprimentos’. Em dois dias, 13 e 14, os professores participaram de quatro oficinas. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD).

As atividades foram destinadas, especialmente, aos docentes da instituição e buscou promover melhor desempenho no ensino-aprendizagem, a partir das principais demandas e dificuldades enfrentadas na Universidade.

Oficina: Ferramentas de soluções para uso docente

Os professores conheceram um pouco mais sobre o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Trata-se de uma ferramenta de tecnologia da informação que a UNIFAP disponibiliza para a comunidade acadêmica, e na qual os procedimentos da área acadêmica são informatizados, em módulos.

Por meio do sistema SIGAA, os docentes acessam recursos e informações relativas ao cotidiano da prática do magistério superior e podem utilizá-lo para postar conteúdos de aula, plano de ensino, divulgar notícias e avisos sobre as aulas, registrar a frequência das turmas, agendar avaliações, fóruns, chats, entre outras funções.

“No cotidiano das IES, os professores são os profissionais que têm maior proximidade com os alunos. Portanto, cabe a eles, dentre outras atividades, possibilitarem conhecimento e criarem estratégias de busca capazes de viabilizar o fluxo de informação e comunicação com seus discentes”, explicou o chefe da Divisão de Acompanhamento Docente, Aldo Almeida.

Confira a cobertura pela equipe do “UNIFAP Notícias”

Oficina: ‘Libras: Noções básicas – saudações e outros cumprimentos’.

Facilitadora Pâmella Cunha e professores na oficina de Libras. Foto: ASCOM/UNIFAP

A última oficina ministrada durante o I encontro de Integração Acadêmica e do Planejamento foi “Noções de Libras para docentes”, ministrada pela facilitadora Profa. Pâmella Cunha, do colegiado de Letras/Libras. O objetivo foi fornecer aos participantes elementos para que possam interagir com acadêmicos surdos.

A oficina também serviu para a desmistificação de alguns conceitos equivocados a respeito da surdez, e para o favorecimento dos professores no uso de uma prática didática com os alunos surdos.

A programação encerrou com um “Café musique” dentro do projeto de integração da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD).

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapbr
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.