Empreendimentos inovadores serão selecionados em edital

Servidores e acadêmicos que têm ideias de empreendimentos inovadores poderão ser selecionados para desenvolverem seus projetos no Centro de Incubação de Empresas (CIE), do Governo do Estado.

O edital de seleção será lançado na primeira quinzena de maio e foi apresentado na semana passada em evento realizado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) no auditório do Bloco de Letras e Artes, no campus Marco Zero, em Macapá (AP).

A diretora do CIE, Cledione Oliveira, esclareceu os principais tópicos que constarão no edital, como será o processo de seleção e acompanhamento das propostas inovadoras e tirou dúvidas da plateia.

Segundo ela, o objetivo do edital é fomentar ideias e empreendimentos inovadores no estado e ensinar o empreender a saber gerir seu próprio negócio.

“O edital dará suporte financeiro, por meio de uma linha de crédito específica da Agência de Fomento do Amapá (Afap), mas o principal objetivo é o aproveitamento de ideias inovadoras: a pessoa não precisa ter CNPJ nem empresa já formada, apenas uma ideia.

Caso ela seja selecionada, daremos todo o suporte técnico, estratégico e de infraestrutura para a empresa, seja incubada ou não residente”, explicou.

No final do ano passado, foi firmado um termo de cooperação entre várias instituições, incluindo a Universidade, para uma cogestão, no qual a administração do CIE deixa de ser apenas do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa) e passa a ser de todas as entidades que assinaram o termo.

“A finalidade foi de termos um acompanhamento técnico adequado para cada segmento que procura a incubadora”, ressaltou Cledione.

A diretora substituta do Nitt, Vânia Bagundes, observou que muitos professores pesquisadores e acadêmicos de iniciação científica da Unifap possuem pesquisas e ideias inovadoras e que podem querer desenvolvê-las mercadologicamente.

“São ideias criativas e inovadoras que criam soluções para os nossos problemas locais, então essas pessoas podem participar do processo de seleção.

No aspecto institucional, a Universidade ‘ganha’ por estar exercendo a sua função de contribuir para o desenvolvimento econômico do estado, na medida em que, dando suporte a esses empreendimentos inovadores, apoia o surgimento de novas empresas, a geração de empregos”, afirmou.

O edital está previsto para ser divulgado na primeira quinzena de maio, no site do Iepa.