Eleições: Candidatos participam de segundo debate no campus Marco Zero.

A nove dias para o término das campanhas e início da consulta prévia que vai eleger o novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), a série de debates prossegue.

O último ocorreu nesta segunda-feira, 05, no anfiteatro do campus Marco Zero.

Os representantes das cinco chapas que concorrem no pleito de 2014 debateram entre si e responderam indagações da plateia.

O debate foi acalorado e o presidente da Comissão de Consulta Prévia, Emerson Martins, chegou a intervir em determinados momentos para que não houvesse prejuízo a nenhuma das chapas.

Manifestações de desapreço aos candidatos foram imediatamente rechaçadas pela Comissão organizadora do processo.

Várias temáticas foram abordadas no debate.

Cada grupo que compõe a universidade teve um bloco específico para ouvir as propostas.

O corpo técnico-administrativo levantou questões como remoção e qualificação de pessoal para capacitação, principalmente stricto sensu (mestrado e doutorado), estrutura do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Hospital Universitário, dentre outras.

Todas as questões foram respondidas pelos candidatos que apresentaram seus pontos de vista em relação à provocação dos profissionais.

Os docentes abordaram temas relativos ao incentivo à pesquisa na instituição (fundos de pesquisa, diretórios).

A forma como ocorreu o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi uma das indagações elaboradas pelos docentes.

Os candidatos foram quase unânimes ao afirmarem que falhas ocorreram na implantação do programa.

Não houve, na opinião dos candidatos, um debate mais amplo e aprofundado com toda a comunidade acadêmica para a adesão, ou não, da universidade ao Reuni.

A relação mais estreita da reitoria com sindicato, mudança no atual modelo de departamentos distribuição do orçamento da instituição também foram abordados.

Os estudantes cobraram o comprometimento dos candidatos em relação à estrutura dos cursos; ampliação e diversificação dos títulos da biblioteca central e criação de bibliotecas setoriais; e melhoria na qualidade dos alimentos e ampliação do restaurante universitário.

A segurança do campus também foi pontuada.

Os acadêmicos alegam que ocorrem furtos dentro e no entorno do campus Marco Zero.

Além disso, a área da universidade tem sido usada como rota de fuga de delinquentes que cometem delitos nas proximidades.

Cada um dos candidatos apresentou propostas para esse problema que variaram de implantação de monitoramento eletrônico, construção de áreas propícias para a prática esportiva e utilização dos espaços livres da universidade pela comunidade localizada ao redor do campus.

Na manhã da próxima quinta-feira, 08, será a vez da comunidade do campus Santana ouvir as propostas das cinco chapas que compõem o pleito deste ano.

A votação ocorrerá no dia 15 deste mês, das 9h às 21h, ininterruptamente.

Cinco seções eleitorais irão funcionar no campus Marco Zero, em Macapá, e mais quatro seções distribuídas entre os campi de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e Oiapoque.