Egressos de Matemática de 1992 prestam homenagem à professora Ana Raquel

Reconhecimento dos egressos da Turma de Matemática da Universidade Federal do Amapá de 1992.

A docente aposentada da UNIFAP, Profa. Ana Raquel Oliveira da Costa Possas, faleceu na manhã da quarta-feira, 29 de abril, em Macapá.  Ana Raqual era Professora do Magistério Superior, com mestrado em Ciências Exatas e da Terra. Ingressou na UNIFAP em 28 de março de 1994. No período de 2003 a 2006 foi Chefe Laboratório de Ensino de Matemática do Curso de Graduação em Matemática (LABMAT/CCM).

Homenagem póstuma à professora Ana Raquel Oliveira da Costa Possas

Em 1992, segundo vestibular da UNIFAP, lá estávamos nós, egressos do Ensino Médio, a maioria jovens, com até menos de 18 anos de idade, oriundos da Escola Pública que apenas gostavam de Matemática, éramos imaturos para ingressar na Comunidade Unifapiana, assim como a maioria dos jovens do ensino superior, com uma diferença importante: tínhamos a professora Ana Raquel para nos guiar.

A fotografia de Arquivo pessoal. Fonte: Blog Educação Matemática

Sim, para nos guiar porque por causa do seu amor à profissão e à Ciência, foi para todos, muito mais que professora. Foi um pouco mãe e amiga, porque se interessava por nossas vidas, nos orientava na vida acadêmica, proporcionava oportunidades de crescimento e ensinava Matemática, com leveza e amor.

Foi a primeira coordenadora do Curso de Matemática da UNIFAP, sucedida pelo Professor Japoca, porque preferiu se dedicar aos Projetos de Ensino da Matemática, que fizeram total diferença na nossa formação em Educação Matemática e Matemática. Seu trato conosco era tão espontâneo e transparente que conhecíamos até alguns dos seus familiares, como o esposo “Edu” (que era voluntário nos eventos da Matemática, coordenados por ela), seus filhos (dois meninos dos quais, ela se orgulhava e cuidava com perfeição), e alguns dos seus irmãos, incluindo os da Igreja Batista Memorial, que ela frequentava.

A professora Ana Raquel também foi a autora do projeto de criação do Laboratório de Matemática da UNIFAP, que possibilitou obter  recursos financeiros para aquisição de materiais didáticos para formação em Educação Matemática, trabalhar com formação continuada de professores de matemática, monitoria remunerada para estudantes do Curso, viagens para participação em eventos científicos, o que não seria possível sem seu projeto, dado a escassez de recursos financeiros próprios da maioria dos acadêmicos de Matemática. Foi com ela também, que a Sociedade Brasileira de Educação Matemática existiu por alguns anos no Estado do Amapá.

Além da sua ética e atuação profissional, que nos influenciou e foi determinante para vida que seguimos, uma característica marcante era a alegria… Nunca a vimos triste! Sempre feliz e disposta a fazer acontecer, a ajudar, a ensinar coisas novas… Seus ensinamentos, principalmente aqueles obtidos nas aulas no Laboratório de Ensino de Matemática, são pilares até hoje para aqueles que ingressaram na carreira de professores na Educação Básica ou Superior no Amapá ou outros Estados.

Ao concluir o curso de graduação, nos reunimos para decidir sobre quem seriam os professores homenageados. Não houve dúvida… Além de ser escolhida como nossa Paraninfa, também demos a nossa turma de Matemática de 1992, o seu nome: TURMA Profª ANA RAQUEL OLIVEIRA DA COSTA POSSAS, eternizado na placa de metal exposta no Campus Marco Zero do Equador.

Hoje, sentimos o silêncio da tristeza, da saudade, da surpresa pelo seu falecimento. Um pouco de indignação pelas circunstâncias e pela impossibilidade de despedida que é imposta… Mas o Céu está em festa pela pessoa extraordinária que lá chegou hoje! Quem a conheceu consegue imaginar o sorriso com o qual ela encontrou com Deus.

Dedicamos esse texto aos seus familiares, em especial ao esposo Eduardo e seus filhos queridos. Pedimos muito a Deus para que a professora pudesse voltar para casa, mas essa não foi sua vontade. Como cantaram, os poetas “[…] os bons morrem jovens”, e para nós, a professora Ana Raquel foi a melhor docente do Curso de Matemática da UNIFAP.

“Vai com os anjos, vai em paz

Era assim todo dia de tarde

A descoberta da amizade

Até a próxima vez” (Legião Urbana).

Macapá, 29 de abril de 2020.

Egressos da Turma de Matemática da Universidade Federal do Amapá de 1992.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP.