Doutorado Interinstitucional possibilita o estudo aprofundado dos gêneros literários regionais

O Dinter é um doutorado acadêmico conduzido por uma instituição promotora para atuar na capacitação do corpo docente e técnico.

O Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Estudos Literários, parceria entre a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Araraquara), vai possibilitar este ano a obtenção do título de doutores a 15 professores de instituições locais.  A qualificação irá possibilitar o estudo aprofundado dos gêneros literários da região. A coordenação operacional é de responsabilidade da professora Natali Costa e a coordenação acadêmica é composta pelos professores Brunno Vieira e Juliana Santini.

Segundo a coordenadora operacional do doutorado, Profa. Dra. Natali Costa a formação desses professores terá um impacto gigantesco para a área dos estudos literários. “Trata-se de um campo bastante pequeno no Estado. Tanto é assim que apenas muito recentemente atingiu-se o número necessário de docentes com doutorado para compor a área de literatura de nosso Programa de Pós- graduação na UNIFAP”, afirma.

Compõem o Dinter 12 professores da UNIFAP, dois docentes da Universidade Do Estado do Amapá (UEAP) e uma professora do Instituto Federal do Amapá (IFAP). Esses professores, que são alunos do doutorado, têm trabalho com objetos de pesquisas relevantes para o Amapá ao investigarem sobre a literatura regional. “Como ainda temos uma literatura pouco estudada, o que se tem produzido não traz apenas originalidade às pesquisas nas Letras Brasileiras, como também projeta nossa produção literária”, ponderou a coordenadora.

O programa de Estudos Literários da UNESP é nota 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Trata-se, portanto, de um curso de pós-graduação de excelência que irá formar um grupo forte de pesquisadores”, informou a professora Natali Costa que espera, ainda que tão logo os docentes defendam o doutorado, eles possam se credenciar no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) na linha de “literatura, cultura e memória” e, assim, seguir fortalecendo as pesquisas na área da literatura no Amapá.

Doutorado Interinstitucional

O Dinter é um doutorado acadêmico conduzido por uma instituição promotora para atuar na capacitação do corpo docente (pode incluir o corpo Técnico) de uma instrução receptora. Essas ações formativas são importantes para a qualificação do quadro funcional da instituição receptora, contribuindo para a redução de assimetrias regionais.

A UNIFAP está em tramitação com instituições para oferta de outros DINTER e, em breve, deverá ocorrer um doutorado na grande área da saúde, com possibilidade de participação de docentes e técnicos.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido