Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA) lança edital de seleção com 94 vagas

As inscrições ocorrem no período de 24/08 a 30/09 de 2020, pela internet

O Colegiado do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA), em conjunto com a Associação Plena em Rede das Instituições (EducaNorte), abre edital de seleção com oferta de 94 vagas para ingresso na Turma 2021. O quantitativo de vagas da ampla concorrência e cotas está dividido entre os polos de Belém, Manaus, Santarém e Palmas. A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) integra a Rede de instituições credenciadas, com oferta de vagas para esse doutorado.

Do total de vagas, 78 são da ampla concorrência e 16 destinadas aos candidatos às vagas de cotas (pessoas com deficiência, pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), quilombolas e pessoas autodeclaradas indígenas). Confira o Edital Nº 01/2020-PGEDA

Os inscritos irão concorrer em uma das seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Educação na Amazônia: formação do educador, práxis pedagógica e currículo, 2) Estado, políticas públicas e gestão da educação, 3) Saberes, linguagem e educação. O número de vagas entre as linhas e polos, assim como os possíveis docentes orientadores, estão no Anexo I, do Edital.

Integram a Rede EducaNorte as instituições:  Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal do Acre (UFAC); Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Inscrição online

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico: http://cursoseventos.fadesp.org.br/gui/

Portal de Cursos e Eventos: http://cursoseventos.fadesp.org.br/gui/.

Podem se inscrever candidatos portadores de diplomas de mestrado, ou declaração de conclusão de mestrado em qualquer uma das áreas do conhecimento indicadas pelo CNPQ/Lattes, obtidos em cursos credenciados e reconhecidos na forma da Lei.  No caso das declarações de conclusão de curso de mestrado, as mesmas deverão ter sido emitidas, no máximo, há 6 (seis) meses da data de inscrição.

Para candidatos que realizaram o Mestrado no exterior, os documentos de conclusão deverão ser apresentados com autenticação do Consulado do Brasil no país de emissão do diploma ou baseado na Convenção da Apostila de Haia, no caso de países signatários da referida Convenção.

Escolha dos Polos

O candidato deverá optar por se inscrever no Polo ao qual seu orientador indicado está vinculado. Deverá permanecer a esse polo até a conclusão do curso, em caso de aprovação. Este é um Edital unificado, portanto, o candidato poderá se inscrever em apenas um dos Polos associados, não sendo possível o remanejamento ou o aproveitamento de vagas entre Polos.

No ato da inscrição o candidato deverá preencher o formulário de cadastro (Anexo IV) no site www.educanorte.net.br e anexar os seguintes documentos comprobatórios:

Site: www.educanorte.net.br
  1. a) Cópia eletrônica legível (extensão JPG ou PDF) de documento oficial de identificação, com foto (frente e verso), sem rasuras que dificultem a identificação;
  2. b) Cópia eletrônica legível (extensão JPG ou PDF) de Diploma de Mestrado (frente e verso), ou declaração de conclusão de curso (apenas frente) ou declaração de concluinte (apenas frente);
  3. c) Cópia eletrônica legível (extensão PDF) do Projeto de Tese, composto pelos seguintes itens obrigatórios: Linha de Pesquisa, título, justificativa, problema de pesquisa em que esteja clara a tese a ser defendida, objetivos, metodologia e referências, com o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. O texto deve ser digitado na fonte Times New Roman 12, em espaço 1,5, papel A4, com as margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm e não deverá ter a identificação do/a candidato/a.
  4. d) Para os(as) candidatos(as) concorrentes às vagas destinadas às pessoas com deficiência, laudo médico pericial, em formato PDF, emitido, no máximo, trinta (30) dias antes do prazo de encerramento das inscrições previsto no calendário do presente edital;
  5. e) Para os(as) candidatos(as) concorrentes às vagas destinadas às pessoas que se autodeclararem negras, pardas e/ou quilombolas documento de auto declaração étnico-racial, assinado pelo(a) próprio(a) candidato(a), em formato PDF, conforme modelo contido no Anexo II.
  6. f) Para os(as) candidatos(as) concorrentes às vagas destinadas às pessoas que se autodeclararem indígenas, documento de auto declaração indígena, assinado pelo(a) próprio(a) candidato(a), em formato PDF, conforme modelo contido no Anexo III;
  7. g) Cópia do comprovante de inscrição depósito em conta ou comprovante da transferência bancária, devidamente processados pela instituição bancária da taxa de inscrição realizada no Portal de Cursos e Eventos: http://cursoseventos.fadesp.org.br/gui/.

Etapas de Seleção

A seleção será realizada em 4 (quatro) etapas, a saber: homologação da inscrição, análise do projeto de tese, prova oral e análise do curriculum vitae, a ocorrer no Polo ou na IES na qual o(a) candidato(a) pretende fazer o curso

Período de inscrição: 24/08 a 30/09/2020;

Divulgação da lista final dos aprovados e classificados: até 29/04/2021.

Confira o Edital Nº 01/2020-PGEDA

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.