Documentarista indicado ao Oscar visita o Amapá a convite de professora da Unifap

O professor Peter Lucas, membro da New York University e da The New School University, vai participar do I Ciclo de Palestras Ambientais e Feira AgroéVida entre os dias 22 a 24, na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), no bairro Araxá.

A vontade do professor em vir ao Amapá surgiu após contato com a professora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Bianca Moro de Carvalho, durante premiação em Nova Iorque da “Beca presidente Nestor Kirchner”, concedida ao projeto de extensão “Planejando com a Comunidade”, que descreve a ocupação informal das áreas de ressaca de Macapá.

O professor manifestou interesse em desenvolver uma parceria ao conhecer o projeto.

A partir de conversas e trabalho em conjunto, a professora decidiu organizar a disciplina Gestão e Políticas Públicas e incluiu o tema da mídia participativa, inspirada nas aulas do professor Peter, que já desenvolve um longo trabalho em que enfoca os direitos humanos com ênfase no tema midiático na prática documental, fotografia, poética do testemunho, educação em direitos humanos e na mídia juvenil.

“Durante este semestre, a disciplina virou um grande workshop com a participação de oito professores de várias áreas, envolvendo teoria e prática.

O resultado são seis curtas-metragens que serão exibidos durante o evento, com comentários do professor Peter Lucas”, explicou a professora Bianca Moro de Carvalho.

Ainda no evento, o professor norte-americano vai palestrar amanhã, 22, às 15h, sobre “Testemunhos poéticos: direitos humanos e mídia no Brasil”.

Na sexta-feira, pela manhã, o professor promove o Workshop “Gestão e políticas públicas por intermédio da mídia participativa”, exibe o Filme “Housing Problems” e os curtas-metragens dos alunos do curso Arquitetura e Urbanismo da Unifap.

No sábado, os professores Lucas e Bianca Moro coordenam uma visita técnica nas áreas de ressaca junto com a equipe da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e gestores da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Peter Lucas é Doutor pela Universidade de Nova Iorque.

Leciona no Programa de Pós-Graduação em Assuntos Internacionais da The New School.

Seu trabalho acadêmico enfoca os direitos humanos com ênfase na mídia participativa.

Ele também dirige um programa internacional no Brasil onde, junto com seus alunos da The New School, promove um trabalho de campo na cidade do Rio de Janeiro.

Suas publicações incluem “Viva Favela: jornalismo, inclusão visual e direitos humanos no Brasil” e ação para o desarmamento.

Em 2012, Peter Lucas foi premiado com uma Bolsa da fundação John Simon Guggenheim por seus projetos de documentários.

Também foi vencedor do Documentary Fellow: Sundance Institute, em 2015, e ganhador do Edital Audiovisual for Documentary Films 2009.

Vencedor do The Open Society Institute, The Soros Foundation.

2005.

Documentary Distribution Grant.

É criador e produtor do filme Hooligan Sparrow (2016) indicado ao Oscar de melhor documentário no ano de 2016.