Docente de Arquitetura e Urbanismo defenderá memorial para Professor Titular

A defesa pública virtual ocorre nesta sexta-feira, 27 de novembro, às 9h.

O colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) convida a comunidade para a Defesa Pública do Memorial Acadêmico de autoria do Prof. Dr. José Alberto Tostes, para Promoção na Carreira de Magistério Superior – Classe E – Professor Titular. A defesa pública virtual ocorre nesta sexta-feira, 27 de novembro, com  transmissão ao vivo, a partir das 9h, pelo endereço: link.meet.google.com/sus-viwn-hed

*O evento virtual segue todos os protocolos vigentes no contexto da pandemia do novo Coronavírus.

O que é o professor titular?

Trata-se de uma titulação, sendo a categoria mais elevada da carreira docente universitária. A partir desta promoção, o professor representa a autoridade máxima em sua área de estudos/pesquisas dentro da universidade.

Na UNIFAP, a Defesa pública de Memorial Descritivo, para Promoção na Carreira de Magistério Superior – Classe E – Professor Titular foi instituída por meio da Resolução n. 20, de 15 de agosto de 2019, aprovado, pelo Conselho Universitário (CONSU), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O processo de avaliação docente objetiva estimular o professor ao melhor desempenho de suas atividades.

Trajetória da docente

José Alberto Tostes possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1988), Especialização em Padrões e Técnicas de Conforto Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (1988-89), Especialização em Planejamento Educacional – Universidade Salgado de Oliveira (1994) Mestrado em Historia e Teoria da Arquitetura pelo Instituto Superior de Artes (2000), Doutorado em Historia e Teoria da Arquitetura pelo Instituto Superior de Artes (2003) de Havana-Cuba. Curso de Aperfeiçoamento em Arquitetura Sustentável pela Twenty International da Alemanha (2006). É professor Associado IV da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, Urbanismo I, II, Projetos Urbanos I e II. Estágio de Pós Doutorado em Estudos Urbanos Regionais da Universidade de Coimbra e Salamanca na Espanha (2011), e em Arquitetura pela Universidade do Porto (2012). Professor do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional na área de Planejamento Urbano Regional desde a criação no ano de 2006. Publicou os livros: Planos Diretores no estado do Amapá: Uma contribuição para o Desenvolvimento Regional (2006); Planos Diretores no estado do Amapá: A experiência do município de Laranjal do Jari (2009); Transformações Urbanas das Pequenas cidades amazônicas na Faixa de Fronteira Setentrional (2011); Além da Linha do Horizonte (2012); Do Tijolo Nu ao Concreto Bruto (2014); Pensar a cidade (2014) e Em busca do Plano Perdido (2016). Planejamento Urbano Regional (2018); Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo na Amazônia (2019). Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Arquitetura e Urbanismo na Amazônia, o Grupo de Pesquisa da Rede Amazônia de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo; membro do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas; membro da CLACSO – Conselho Latino americano de Ciências Sociais; administra o blog: www.josealbertostes.blogspot.com com mais de 1.620 artigos jornalísticos publicados.

Integram a Comissão Especial de Avaliação do Memorial Descritivo, apresentação e defesa, os docentes:

Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano (UNIFAP) – presidente

Prof. Dr. Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu (UFRJ)

Profa. Dra. Margareth da Silva Pereira (UFRJ)

Prof. Dr.  Carlos José Cartaxo (UFPB)

TOME NOTA

A Defesa pública de Memorial Descritivo ocorre nesta sexta-feira, 27 de novembro, com  transmissão ao vivo, a partir das 9h, pelo endereço: link.meet.google.com/sus-viwn-hed

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.