Docente da Unifap tem projeto aprovado em bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

A bolsa PQ é destinada a valorização e aumento da pesquisa científica no país.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o Resultado Preliminar da Chamada Nº 09/2020 para Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), publicada em 15 de junho. Foram aprovadas 5.103 bolsas em todas as áreas do conhecimento. A Unifap tem 8 projetos de docentes aprovados, com um deles atendendo o limite orçamentário do CNPq. O resultado definitivo será divulgado em 9 de fevereiro de 2021.

A bolsa PQ existe desde 1976, e visa valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, além de selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG),  Profª. Drª. Amanda Alves Fecury, “as bolsas de produtividade do CNPq tem por objetivo valorizar os pesquisadores que tenham ‘expertise’ e produção relevante nas suas áreas de conhecimento. A presença de docentes nessa categoria, na instituição, ajuda a consolidar a produção científica, de inovação e tecnologia, alavancando a pesquisa institucional”.

Confira os docentes aprovados: Dentro do limite orçamentário:

• Cleydson Breno Rodrigues dos Santos

Fora do limite orçamentário:

• André Rodrigues Guimarães
  • Lúcio André Viana Dias
  • Alaan Ubaiara Brito
  • Cláudia Maria Arantes de Assis
  • Francisco Fabio Oliveira de Sousa
  • Rafael Martinez Rodriguez
  • Robson Antonio Tavares Costa
O professor Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos foi um dos selecionados no edital de bolsas PQ com o projeto “Planejamento e avaliação de compostos com atividade biocida na Amazônia”. Foto: Divulgação

O professor Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos concorre a bolsas de Produtividade Científica desde 2016. O projeto “Planejamento e avaliação de compostos com atividade biocida na Amazônia”, aprovado no comitê de Ciências Biológicas e subcomitê na área de Biofísica Molecular, foi um dos selecionados no edital de bolsas PQ. As atividades teórico-experimentais procuram combinar ferramentas da química medicinal e modelagem molecular para planejar, desenvolver e posteriormente testar in vitro a atividade inibidora de enzimas (anticolinesterásica) dos compostos, assim como, testar in vivo os novos compostos com potencial atividade letal contra ovos/óvulos, larvas, insetos e realizar análise microscópica dos tecidos do sistema digestivo e ensaios biológicos de repelência ao mosquito Aedes aegypti. Ao fim da pesquisa é esperado desenvolver compostos mais promissores, produção de patentes de produtos e processos químicos e farmacêuticos, acelerando a economia no estado e formando agentes qualificados para industrialização.

Segundo o docente, as atividades de pesquisa são desenvolvidas no Laboratório de Modelagem Química Computacional da Unifap (LMQC/UNIFAP), vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS). “Essa conquista não é só minha e sim do nosso grupo de pesquisa Química Computacional Aplicada, onde contamos com parceria internacional na Universidad de Granada (España), Universidad de la Sierra Sur, Oaxaca (Mexico), Department of Physical Sciences University of Embu (Kenya) e parceria extra-estado com Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto (FCF-USP/RP), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-Bahia), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)”, completa o professor.

Recursos Financeiros: As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$200.000.000,00, oriundos do orçamento do CNPq, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq. Outros recursos decorrentes de parcerias futuras poderão ser aplicados na contratação de novos projetos dentre os aprovados quanto ao mérito.

Confira o Resultado Preliminar no link  ou acesse o arquivo PDF

Com informações: CNPq (Aviso de Chamada Pública)

Colaboração de Texto: Iago Fonseca e Fernanda Miranda- (Estagiários de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Conheça o canal oficial da UNIFAP no YouTube

Confira a edição mais recente no Spotify

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.