Direção da TV e Rádio UNIFAP se reúne com Reitoria para planejamentos

Direção da TV e Rádio UNIFAP se reúne com Reitoria para planejamentos

Compartilhe:

Desde o dia 3 de novembro, a emissora está fora do ar, após o apagão no Estado

Na manhã desta sexta-feira, 8 de janeiro, a direção da TV e Rádio Universitária se reuniu com a reitoria da UNIFAP para início das atividades de 2021. Na ocasião, participaram a vice-reitora, Profa. Dra. Simone Leal; o diretor da TV e Rádio UNIFAP, Prof. Dr. Paulo Giraldi; o prefeito de Campus, Raimundo Brasão; o engenheiro de telecomunicações, Alberto Hertz; e os servidores da Rádio, Rômulo Castro e Brasiliano dos Santos. Durante o encontro foram discutidas medidas para retomada das transmissões da Rádio Universitária.

Após o apagão do dia 3 de novembro, a Rádio Universitária 96.9 FM saiu do ar, por danos causados no transmissor, com as quedas de energia. As centrais de ar da Casa do Transmissor foram danificadas, ocasionando superaquecimento na sala, por conta do rodízio de energia no Estado. No último dia 3 de janeiro, a emissora completou dois meses sem operar a programação. O reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá, autorizou a contratação emergencial dos serviços para manutenção preventiva e corretiva dos sistemas da Rádio, com apoio da Prefeitura de Campus e Pró-Reitoria de Administração (PROAD).

De acordo com o diretor da TV e Rádio UNIFAP, Prof. Dr. Paulo Giraldi, nas últimas semanas, o sistema da emissora passou por manutenção preventiva e corretiva dos módulos amplificadores, transmissor FM JWSAT 96.9 Mhz. Em 19 de dezembro, a Rádio voltou a operar em fase de testes.

“Porém, em 23 de dezembro, foram constatados outros problemas pela equipe de engenharia, sendo encontrados mais componentes queimados. Trata-se de mais dois transistores BLF e duas cargas de 100 ohms também queimadas. A empresa já está atuando para correções imediatas deste problema, com a compra de peças de outro Estado. Em breve, a emissora voltará com sua programação local e nacional”, explica o diretor, Prof. Paulo Giraldi. Por meio de ofício, a direção da Rádio, através da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), comunicou o problema ao Ministério das Comunicações (MCOM) que acompanha o caso.

Manutenções corretivas

A Rádio Universitária 96.9 FM passa por nova fase de manutenções corretivas dos sistemas de operação e transmissão. A assistência técnica é realizada pela empresa Kayrós, sob a responsabilidade do engenheiro de telecomunicações, Alberto Hertz, e supervisão do técnico da Rádio UNIFAP, Fernando Soares.  Com os danos causados pelo apagão no sistema da Rádio, houve a necessidade da substituição do transistor mosfet BLF278 do módulo 2, reparo do pallet de entrada e saída de RF, troca de acoplamento DC de todos os pallets dos 3 módulos e ajuste no sistema. A Rádio continua com a programação suspensa até o término da manutenção, com conclusões previstas para o final deste mês.


Compartilhe:
Fechar Menu