Cursos da UNIFAP alcançam nota 4 no ENADE

O ENADE 2019 foi divulgado pelo MEC nesta terça-feira (20/10)

Os cursos de Engenharia Civil, Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem do Campus Marco Zero, da UNIFAP, receberam conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2019. Os destaques da instituição são os cursos de Fisioterapia e Engenharia Civil por serem novos na instituição, criados em 2014, e já com participação positiva dos discentes no exame.

A coordenadora em exercício do curso de Engenharia Civil, Profª Me Cristina Baddini, atribui o bom desempenho do curso a preparação da coordenação e do colegiado para seguir o padrão do ENADE, além de colocar um professor a disposição dos discentes na preparação para o exame.

O curso de Fisioterapia foi avaliado com o terceiro melhor da região norte, a coordenadora do curso, Profª Dra. Ariely Nunes Ferreira de Almeida, enxerga como um reconhecimento do esforço dos discentes e do colegiado: “Alcançar nota 4 no Enade em 7 anos da graduação em Fisioterapia, o maior conceito entre os cursos do Amapá e o terceiro da região norte, traduz que estamos no caminho certo, com projeto pedagógico em consonância com as exigências de formação do profissional contemporâneo. É o reconhecimento da dedicação de estudos dos acadêmicos, excelente trabalho dos docentes e equipe técnica,” avaliou a coordenadora.

O Exame

O ENADE realizado anualmente pelo Ministério da Educação – MEC através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, tendo o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de nível superior no Brasil. A avaliação segue uma escala de conceitos, do 1 ao 5, sendo 4 e 5 um bom desempenho, 3 médio, 1 e 2 abaixo da média.

A prova possui 40 questões, aplicada para alunos que estão na fase final da graduação, buscando avaliar as competências e conhecimentos dos alunos, logo avaliando a qualidade de ensino do curso. A prova é dividida em formação geral, que avalia aspectos da formação profissional relativa à atuação ética, competente e comprometida com a sociedade em que vive, e componente específico, voltada para as competências, habilidades e objeto de conhecimento de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas.

Fonte: Inep e Agência Educa Mais Brasil

Colaboração de texto: Vinícius Trindade (Estagiários de Jornalismo/UNIFAP).

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.