Curso ‘Libras para Comunidade’ forma primeira turma na modalidade EAD

Foram formadas 3 turmas, ao todo 90 alunos selecionados, entre servidores e acadêmicos da UNIFAP.

O projeto de Extensão Universitária ‘LIBRAS para a Comunidade’ em parceria com o Departamento de Educação a Distância da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), realizou na segunda-feira, 10 de agosto, a formatura das primeiras turmas de nível básico em LIBRAS na modalidade de Ensino à Distância (EAD). A  coordenação organizou um Aulão de encerramento transmitido ao vivo, pelo Google Meet.

A proposta do curso na modalidade a distância busca reinventar as possibilidades de levar o ensino e se adaptar a realidade em tempos de coronavírus.

“O maior ponto positivo foi a possibilidade de levarmos a oportunidade aos nossos acadêmicos e aos nossos servidores que antes não tinham tempo de participar do curso presencial, portanto agradecemos aos alunos das primeiras  turmas e que estão se formando no nível 1 de LIBRAS”, comenta a vice- coordenadora do curso Profa. Natália Almeida.

Formatura Libras para Comunidade em EAD.

Sobre a formação

As aulas iniciaram no dia 29 de junho com boas-vindas aos estudantes pelo coordenador e vice-coordenadora, apresentação das professoras e da metodologia utilizada para a formação dos alunos.

Além da apresentação, os estudantes receberam capacitação pela equipe do Departamento de Educação a Distância, com orientações de como acessar e usar a Plataforma Moodle.

Certificado de Curso de LIBRAS Nível 1

Os estudantes tiveram acesso a material didático, como apostilas, e-books e vídeos por meio da plataforma moodle, onde também eram enviadas as atividades avaliativas tanto práticas, com envio de vídeos apresentando sinais solicitados, e teóricos, com resolução de questionários. Assim como realizavam encontros virtuais pelo Google Meet para tirar dúvidas com professor.

Inara Lopes, 21 anos,  aluna do curso de Letras Francês, foi selecionada para ingressar na 3° turma desta edição. Melhorar o currículo foi um dos motivos que a fez se interessar no curso, principalmente para ter a oportunidade de aprender o idioma que proporcionará o diálogo com os surdos, tanto profissionalmente quanto no cotidiano.

“A modalidade do curso de LIBRAS  a distância foi uma experiência bem diferente pra mim, pois eu podia fazer o meu próprio horário, estudar da forma como  pudesse e foi uma experiência muito enriquecedora por ter a oportunidade de participar do curso”, comenta a aluna.

Novas Turmas

A vice – coordenadora informa sobre a formação de 3 novas turmas, compostas por 30  alunos cada, para o nível básico 1 em LIBRAS, a partir da lista do cadastro reserva da primeira seleção realizada em junho de 2020, ainda sem data marcada para a chamada e início das aulas.

Nesta etapa a seleção atenderá apenas aos servidores e acadêmicos da UNIFAP, com previsão de abertura ao público externo nas próximas edições.

Sobre a importância do curso

O projeto tem o objetivo qualificar ouvintes com o ensino da língua de sinais para proporcionar a comunicação e atendimento de pessoas surdas dentro e fora da universidade. De acordo com a coordenação do curso de Letras/LIBRAS a universidade possui cerca de 40 alunos surdos e 6 professores efetivos surdos,  e com base nos censo de 2010 o Estado do Amapá tem aproximadamente 15.000 mil surdos.

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.