Curso de História recebe acervo pessoal de Rocque Pennafort

O curso de História, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), recebeu o acervo pessoal do ex-prefeito de Oiapoque, Rocque Pennafort.

A cerimônia de entrega dos documentos ocorreu no dia 1º de abril, no Gabinete da Presidência do Senado Federal, em Brasília (DF).

O acervo possui cerca de 600 documentos, entre recortes de jornais, livros, cartas, entre outros.

A documentação histórica foi repassada pela jornalista Sônia Zaghetto, neta de Rocque Pennafort, ao senador Randolfe Rodrigues, que destinou o acervo ao curso de História da Unifap.

Para a coordenadora do curso, Lara de Castro, o acervo é de inestimável importância não só para a história do Amapá, mas para o Brasil e transnacional.

“São múltiplas as possibilidades de reconfiguração das narrativas históricas sobre o extremo norte amazônico, suas populações, ocupação dos espaços e modos de vida.

Toda a comunidade acadêmica agradece o gesto de generosidade da família Pennafort e a mediação do senador Randolfe Rodrigues, com apoio do presidente Davi Acolumbre, que assegurou que tão relevante arquivo documental se tornasse patrimônio da Unifap e do Amapá”, afirmou Lara de Castro.

Participaram da cerimônia o presidente do Senado, Davi Acolumbre, os senadores Randolfe Rodrigues e Tasso Jereissati, a jornalista Sônia Zagueto e a coordenadora do curso de História, Lara de Castro.

Texto: Jacqueline Araújo (AER/Unifap), com informações de Lara de Castro *Fotos: Divulgação/Senado Federal