COVID-19 | UNIFAP integra projeto de produção de ventiladores pulmonares em 3D

Além dos protótipos de respiradores, protetores faciais também serão impressos.

Professores da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) incluíram a Instituição em projetos nacionais para a produção de protótipos de Ventiladores Pulmonares, para tratamento de pacientes com Coronavírus (COVID-19). Os docentes do curso de Engenharia Civil, Profa. Cristina Baddini – e vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), e Prof. Adenilson Oliveira, inscreveram a UNIFAP para receber modelos de respiradores para impressão 3D.

Foto da internet. Protótipo de um Ventilador Pulmonar.

Os ventiladores pulmonares para a impressão 3D são de baixo custo, fácil construção e utilização. A ideia é atender pacientes com Covid-19, em um período de emergência, para que os hospitais não sejam  sobrecarregados. A iniciativa de distribuir os modelos de respidarores foi projetada por professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)  e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Fizemos um cadastro no site que busca identificar possíveis fontes de auxílio e informamos que é possível utilizar as impressoras 3D da Universidade. Ainda estamos em fase inicial e não produzimos nenhum protótipo, mas verificamos que é possível utilizar a impressora 3D também para produzir máscaras para o time de saúde que está à frente do combate a pandemia”, explica o Prof. Adenilson Oliveira.

Ilustração de um protótipo

De acordo com a Prof. Cristina Baddini, todo o Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) está envolvido: “Temos vários projetos em comum: Ciência da Computação, Matemática, Engenharia Civil e Elétrica. Caso haja necessidade, a plataforma envia o modelo e imprimiremos na UNIFAP. Estamos de prontidão”, declarou Baddini.

Tome Nota – Os ventiladores, também conhecidos como  Respiradores Pulmonares, fornecem ao paciente uma ventilação artificial quando há insuficiência respiratória, um dos principais sintomas do Novo Corona Vírus (COVID-19)

Colaboração de texto: Fernanda Miranda (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP)

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP/UNIFAP.