COVID-19 | UNIFAP cria comissão local para produção de EPI´s

COVID-19 | UNIFAP cria comissão local para produção de EPI´s

Compartilhe:

 

A equipe é formada por docentes dos colegiados de Ciências da Saúde, Exatas e Humanas da Universidade.

A Reitoria da Universidade Federal do Amapá por meio da Portaria nº 0577/2020, formalizou a criação da comissão técnico-científica e tecnológica na UNIFAP, para desenvolver e promover iniciativas na comunidade acadêmica para o combate do Novo Coronavírus de forma integrada entre os colegiados, departamentos e outras instituições. 

A Comissão, composta por docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Engenharia civil, Engenharia Elétrica e Geografia, poderá produzir EPI´s (Equipamentos de proteção individual), como ‘Protetores Faciais’ com impressão 3D para os profissionais de saúde e segurança. Além disso, estão previstos aparelhos respiradores também com tecnologia 3D para os pacientes mais graves da COVID-19. A produção contará ainda com a colaboração de discentes dos cursos envolvidos. 

Composição da equipe

O projeto teve início por iniciativa de professores da UNIFAP, após identificarem que o Amapá teria problemas de escassez de EPI´s para médicos, enfermeiros e agentes de segurança, assim como equipamentos de saúde para os pacientes com quadros mais graves do Coronavírus. “Fomos contatados pelo Reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá, que mostrou a mesma preocupação e se dispôs a formatar um grupo de apoio ao combate à pandemia na Universidade”, explica a vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Profª. Drª. Cristina Baddini. 

Os professores que integram a Comissão participaram de videoconferência com grupos de outras instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de Brasília (UNB) e Universidades do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais que também colaboram  no combate ao Coronavírus no Brasil. Na reunião foram expostas as necessidades das universidades e orçamentos dos materiais para produção. 

Testes nas impressoras 3D foram iniciados. Foto: Cristina Baddini/Acervo pessoal.

As etapas de produção

De acordo o docente do Curso de Engenharia Civil, com Prof. Ms. Adenilson Oliveira,  a universidade está em processo de aquisição das impressoras e dos insumos para modelar os protetores faciais e os componentes para os sistemas de ventilação pulmonar. Após essa etapa, a instituição produzirá protótipos a serem testados e validados por especialistas de saúde e por órgãos competentes. “Somente após a aprovação, teremos produção em maior escala, visando atender as necessidades locais. A estimativa para produção depende do tempo de aquisição e chegada dos insumos”, completa o docente. 

 Os protótipos serão testados e validados por órgãos competentes. Foto: Cristina Baddini/Acervo pessoal.

A UNIFAP com ajuda da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), representada pelo Pró-Reitor Seloniel Reis, fará a aquisição direta de impressoras e filamentos. A vice-diretora do DCET, Baddini, explica o processo das compras da matéria-prima. “Como estamos num momento de calamidade pública as compras são diretas e, portanto, devem ser mais rápidas. A estimativa é que em 15 dias já tenhamos filamento adequado para imprimir”. 

Protetores Faciais serão entregues às unidades de saúde. Foto: Felipe Monteiro/acervo pessoal   

Mapeamento da transmissão

Os docentes do curso de Geografia e membros da Comissão, a professora Drª Katia Rangel e o professor Dr. Ricardo Ângelo, farão um levantamento dos casos confirmados da COVID-19 no Estado, mapeando as informações oficiais divulgadas pelos órgãos de saúde municipais e estadual, para mapear a curva de transmissão no Amapá .

A Comissão formada pela UNIFAP deverá desenvolver as atividades dentro da instituição, com o uso adequado dos equipamentos e cuidados preventivos de saúde e distanciamento seguro entre os docentes e discentes.

Integrantes 

Pela Portaria nº 0577-2020,  a Comissão conta com os seguintes professores: Robert Ronald Maguina Zamora, Cristina Maria Baddini Lucas, Felipe Monteiro, Regis Brito Nunes, Adenilson Oliveira, Dennis Quarema Pureza, Fernanda Regina Smith Neves Correa, Raphael Diego Comesanha e Silva, Geraldo Neves Maranhão, Helder Damasceno de Albuquerque, Francineide Pereira da Silva Pena, Dirley Cardoso Moreira, Achiles Eduardo Pontes Campos, Anderson Walter Costa da Silva, Ricardo Angelo Pereira de Lima e Katia Souza Rangel.

Colaboração de texto: Iago Fonseca (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP)


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu