COVID-19 | Entenda como funciona o Home Office da UNIFAP

Também conhecido como Teletrabalho, alternativa mantém a produtividade durante a pandemia do Novo Coronavírus.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais na instituição por tempo indeterminado, para conter a propagação do COVID-19 no Amapá. A Resolução n. 07/2020-CONSU do dia 30 de março estabeleceu que as tarefas administrativas devem ser realizadas pelos servidores técnicos por Teletrabalho.

O Teletrabalho, também conhecido popularmente como home office, é a modalidade de trabalho que o servidor pode executar suas funções diárias sem a necessidade de ir até às dependências da instituição, executando as mesmas tarefas que faria presencialmente. Este modelo possibilita que as atividades administrativas permaneçam  sem prejuízo aos serviços essenciais da Universidade.

Regulamentação

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) estabeleceu por meio da Instrução Normativa n. 01/2020-PROGEP, as atividades administrativas que serão mantidas na modalidade Teletrabalho, realizadas desde a primeira suspensão em 16 de março. O documento foi elaborado para estabelecer e regulamentar critérios e requisitos, para que se tenha um acompanhamento e controle das atividades que os técnicos e docentes em funções administrativas realizam remotamente através do home office, possibilitando que a universidade mantenha suas atividades administrativas dando continuidade a processos e atendimentos de forma eletrônica, reuniões por webconferência e acompanhamento de frequência através de relatórios do Plano Individual de Trabalho.

De acordo com a Pró-Reitora Cleidiane Monteiro, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), “as atividades da PROGEP continuam intensamente, até mais produtivo que no dia-a-dia na universidade, o ritmo de trabalho é mais acelerado”. A Pró-Reitora explica que as demandas encaminhadas para as divisões têm retorno mais rápido, pois os servidores estão sempre a disposição durante o expediente em horário comercial, conforme estabelecido pela universidade, entretanto alguns trabalhos foram reduzidos devido ao processo de transição e adaptação dos servidores ao novo modelo.

Relatório Semanal – O servidor deve elaborar um Plano de Individual de Trabalho com a chefia imediata sobre as atividades que produzirá remotamente, dentro de suas funções prévias, e encaminhar semanalmente seus registros sobre o que foi efetivamente trabalhado na semana, para que a chefia imediata faça o acompanhamento da produtividade e frequência a suspensão das atividades presenciais. Os relatórios semanais foram estabelecidos para que os chefes imediatos consigam acompanhar a produtividade do departamento. Esses registros são encaminhados para cada chefia, respeitando as hierarquias entre departamentos e Pró-Reitorias. A intenção é que se tenha o relatório geral de cada Pró-Reitoria e que se consiga identificar a sua produtividade durante o trabalho remoto.

Manual de Procedimento

A PROGEP vai publicar, nas próximas semanas, o Manual de Procedimento para o Home Office, que visa esclarecer aos servidores técnicos e para os docentes o funcionamento das atividades remotas durante a suspensão presencial.

Para que o Teletrabalho seja produtivo deve se manter a rotina do trabalho presencial, com definição de horário para início e término, ambiente funcional, confortável e com pausas para descanso. Os processos e atividades podem ser realizados eletronicamente por  atendimento telefônico ou e-mail. Os servidores devem estar à disposição dos demais setores para dar continuidade nas atividades administrativas no do horário de expediente normal da instituição.

Colaboração de texto: Iago Fonseca (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP UNIFAP.