Compartilhe:

Orientações Gerais | @unifapoficial

Esta página reúne os principais conteúdos publicados pela Universidade Federal do Amapá neste momento de excepcionalidade. Para solicitar inserção de novos conteúdos, entre em contato com assessoria@unifap.br

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), ciente da sua função social e do seu papel como instituição de ensino, pesquisa e extensão, acompanha com atenção e responsabilidade esse momento de prevenção e combate da pandemia da COVID-19. Desta forma, a instituição tem buscado agir pelo bem de todos, somando-se aos esforços da sociedade e das autoridades de saúde, no sentido de prevenir e minimizar os impactos decorrentes do Coronavírus. A Assessoria Especial da Reitoria iniciou ações preventivas, publicações para orientações e de conteúdos informativos sobre a COVID-19, com esta página exclusiva no site oficial, dedicada ao assunto: 

Onde se informar

A UNIFAP divulga frequentemente em seu site, ações e iniciativas voltadas ao combate ao Novo Coronavírus desenvolvidas por docentes, técnicos e alunos da Universidade.

  • No Brasil, os dados estatísticos são divulgados pelo Ministério da Saúde diariamente no Painel COVID-19, com informações sobre casos confirmados, óbitos e a letalidade da COVID-19, em âmbito nacional, o painel também informa os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O Ministério da Saúde disponibilizou um canal alternativo para consultar dicas e informações sobre a COVID-19. No aplicativo de mensagens Whatsapp, o bot automático recebe as solicitações e responde as dúvidas mais frequentes sobre o vírus. Pelo celular, pode ser utilizado o link ou salvar o número +55 (61) 9938-0031 à agenda do telefone e iniciar uma conversa com um “Oi”.

  • O Amapá também possui um “Painel do Coronavírus”, com dados coletados pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA), com informações de transmissão, óbitos e taxa de letalidade da doença. O painel conta ainda o número de casos confirmados por bairros, faixa etária e porcentagem de ocupação de leitos Clínicos e de UTI. 
  • Na capital Macapá, o “painel municipal do Coronavirus” é mantido pela prefeitura, com comparativos de isolamento entre os municípios do Estado. 

COVID-19 (Novo Coronavírus)

  • O que é

O vírus Sars-Cov-2 é causador da doença COVID-19, também conhecida como Novo Coronavírus. O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na cidade de Wuhan, na China. 

  • Transmissão

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo. O vírus é transportado por gotículas expelidas pela fala, tosse ou espirro de pessoas doentes. A infecção se dá quando estas gotículas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca. Estas gotículas com o vírus podem estar presentes no ar, ao serem expelidas, ou podem estar sobre superfícies contaminadas, como o rosto ou mãos, e objetos, como maçanetas, botões de elevador, corrimão, e apoios em transporte público, por exemplo.

  • Sintomas

Os sintomas mais frequentes são: tosse (seca ou com secreção), congestão nasal e febre acima de 37º. Os sintomas mais graves são a insuficiência respiratória aguda (com necessidade de oxigenação ao paciente), insuficiência renal, dores no corpo e diarreia.

Confira a cartilha com orientações de prevenção ao Novo Coronavírus e dicas de alimentação saudável neste link. Uma produção da Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP).

Ações da Reitoria

PORTARIA Nº 0542/2020, instituiu no âmbito da Universidade Federal do Amapá, o Grupo de Trabalho – GT com a finalidade de acompanhar a evolução do cenário epidemiológico do Coronavírus – COVID-19 e divulgar recomendações à comunidade acadêmica, composto por membros da Instituição, relacionados abaixo:

  • João Farias da Trindade
  • Rubens Alexa de Oliveira Menezes
  • Achiles Eduardo Pontes Campos
  • Anderson Walter Costa da Silva
  • Francineide Pereira da Silva Pena
  • Helder Damasceno de Albuquerque
  • Maria Carolina Carmo dos Santos 

A Administração Superior da Universidade Federal do Amapá, por meio da Presidência do Conselho Universitário, suspendeu por 15 dias as atividades acadêmicas presenciais no âmbito na UNIFAP a partir de 16 de março de 2020. A Resolução n. 6/2020-CONSU foi prorrogada através da Resolução n. 7/2020-CONSU em 31 de março de 2020.

(Resolução n. 7/2020-CONSU – 30/03/2020)

As decisões da UNIFAP estão embasadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia e do Ministério da Educação; Instruções Normativas nº 19/2020 e 20/2020 do Ministério da Economia; o OFÍCIO CIRCULAR SEI nº 825/2020/ME, Comunicado Oficial da Reitoria da UNIFAP datado de 15/03/2020, e, após debates com o Grupo de Trabalho Local, considerando as Recomendações COVID-19- Contratos de prestação de serviços terceirizados do Governo Federal; e Decreto nº 1414 de autoria do Governo do Estado do Amapá que suspende pelo período de 15 dias as atividades comerciais, religiosas, culturais, esportivas, funcionalismo público e prestação de serviços, visando reduzir a circulação e aglomeração de pessoas em todo o Estado.

(Resolução n. 8/2020-CONSU – 17/04/2020)

O Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) autoriza  a antecipação da colação de grau, em caráter excepcional, de discentes que estejam no último período dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina.

O reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Prof. Dr. Júlio Sá, e o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, assinaram, no dia 8 de maio, o Termo de Cessão de Uso dos espaços do Hospital Universitário (HU) para instalação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e enfermagem para atendimento  aos pacientes acometidos com sintomas graves da COVID-19. O documento possui nove cláusulas onde são expostas obrigações de ambas as partes.

As obrigações da UNIFAP limitam-se a oferecer o espaço, sendo responsabilidade do GEA a implantação dos leitos de UTI’s e enfermarias, estrutura para receber equipamentos e gases hospitalares, sistema de ar-condicionado e instalações elétricas, além de instalações de internet via Wi-Fi.

instalações de internet via Wi-Fi.

Compartilhe:
previous arrow
next arrow
Slider
previous arrow
next arrow
Slider

Painel Coronavírus – Amapá

Atualizado pelo Governo do Estado do Amapá

No Painel do Coronavírus, mantido pelo Governo do Estado do Amapá é possível tirar dúvidas, verificar ocupação de leitos e endereços de unidades de tratamento contra o Novo Coronavírus no Amapá.

Acesse o menu “Estatísticas” no site do Governo Estadual para dados epidemiológicos locais.

Painel Coronavírus – Brasil

Atualizado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulga no Painel COVID-19 dados a nível nacional, obtidos pelas secretarias de saúde estaduais.

Para consultar o Painel Interativo do SUS com dados epidemiológicos clique aqui.

Conheça o canal oficial da UNIFAP no YouTube

Boletim de notícias – UNIFAP no Ar

Compartilhe:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.
Fechar Menu