Coronavírus | Confira 10 formas de prevenção e #FiqueEmCasa

A UNIFAP adota medidas e orienta métodos de prevenção ao COVID-19.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Ministério da Educação (MEC), dá continuidade à campanha de prevenção ao Novo Coronavírus (COVID-19). O novo Coronavírus é uma doença infecciosa emergente, que tem seus primeiros registros em dezembro de 2019. O Amapá tem um caso confirmado de Coronavírus, 84 casos suspeitos e 49 descartados – com dados de 22 de março. A Prefeitura de Macapá e Governo do Estado decretaram suspensão de diversas atividades e determinação para cumprimento de isolamento social da população. #FiqueEmCASA!

Considerando os riscos a UNIFAP suspendeu suas atividades acadêmicas e administrativas de 16 a 30 de março de 2020. Qualquer nova decisão, a Reitoria comunicará, imediatamente, toda a comunidade. Veja as dicas de prevenção e compartilhe.

1 – Distanciamento social – Por ser uma doença de fácil transmissão é indicado evitar aglomerações de pessoas em ambientes fechados e contato físico. Se você estiver próximo quando alguém tosse ou espirra, poderá respirar gotículas que podem conter o Novo Corona Vírus (COVID-19).

2 – Lave as mãos e braços com frequência com água e sabão, por pelo menos 20 segundos – As mãos tocam muitas superfícies que podem conter o vírus, e posteriormente transferir o vírus para olhos, nariz e boca, regiões sensíveis para transmissão.

3 – Evite tocar nos olhos, nariz  e boca – Como dito acima, são regiões de fácil contágio.

4 – Ao tossir ou espirrar use lenços para cobrir nariz e boca, ou incline o rosto para o lado interno do braço – Isso evita que qualquer fluido com o vírus se espalhe pelo ambiente e impede o contato com as mãos, contaminando outras pessoas do grupo de risco.

5 – Evite tocar em corrimãos e higienize maçanetas – São objetos de contato diário que muitas pessoas tocam, podendo ser meios de transmissão do vírus.

6 – Higienize telefones e computadores com álcool isopropílico 70% – São objetos que estão sempre em uso e em contato com superfícies potencialmente contaminadas.

7 – Evite compartilhar copos e talheres – São itens que terão contato direto com suas mãos e boca, portanto indica-se o uso individual.

8 – Em caso de risco, fique em casa – Se você possui pessoas no seu convívio que estão incluídas nos grupos de risco (idosos, diabéticos, oncológicos, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios e fumantes) é necessário cuidado redobrado com sua saúde, pois mesmo que não apresente sintomas você pode ser portador do vírus.

9 – Se viajou, fique atento! – Caso você tenha viajado ou teve contato com quem viajou para fora do país/estado recentemente, é necessário que tenha atenção às possibilidades de contaminação. O fluxo de pessoas em aeroportos em cidades onde existem casos confirmados do vírus é considerado fator de risco.

10 – Como diferenciar o Novo Corona Vírus da gripe comum – confira tabela abaixo divulgada pelo Ministério da Saúde:

Sintomas do Novo Corona Vírus (COVID-19) – Imagem: Reprodução/Ministério da Saúde

Não se esqueça, qualquer sintoma suspeito procure atendimento médico e comunique a Universidade. Para moutras informações baixe o aplicativo “Corona Vírus – SUS” para Android e iOS, nele também é possível fazer a triagem virtual, que verifica a necessidade de atendimento médico.

A UNIFAP reitera seu compromisso com a população em ações para proteger os acadêmicos e docentes da instituição e conta com o apoio da comunidade nesse período, para prevenir a transmissão do novo Coronavírus. A suspensão das atividades nos campi busca a contenção de novos casos pelo Brasil.

Uma iniciativa da Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP). Siga as nossas redes oficiais em @unifapoficial

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP/UNIFAP.