Contrato para início da construção do HU é assinado

O contrato para início das obras do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi assinado na manhã de hoje, 02, pela reitora Eliane Superti e o presidente do consórcio responsável pela execução da empreitada, João Luiz Felix.

O orçamento previsto para a primeira etapa é de R$ 172 milhões, oriundos de recursos do Ministério da Educação (MEC) e emenda impositiva da bancada federal amapaense em Brasília – DF.

Do total da primeira fase, R$ 80 milhões já foram liberados e os trabalhos começam em janeiro de 2017 e deve ser entregue em três anos.

Com 40 mil m², 300 leitos (60 de Unidade de terapia Intensiva e 240 para internação) e atendimento de média e alta complexidade, o HU é considerado a maior e mais importante obra na área de saúde do Estado do Amapá nos últimos 50 anos.

Em seu discurso durante a cerimônia, a reitora Eliane Superti ressaltou que a materialização do HU será uma grande conquista para a Universidade diante da possibilidade de trabalhar ensino, pesquisa e extensão com qualidade em todas as áreas de conhecimento da instituição.

“Não nos limitaremos apenas aos acadêmicos da área de saúde.

Haverá espaço para administração, pedagogia, teatro, ciências sociais e até matemática.

Tudo aplicado na área hospitalar”, afirmou.

Para a sociedade, a mudança no cenário do atendimento público hospitalar foi destacada.

Para Superti, “o HU não resolverá todos os problemas, mas é capaz de produzir uma mudança significativa no cenário que hoje se apresenta”.

Por fim, a reitora agradeceu a todos os envolvidos no trabalho para a consolidação da obra na universidade e parceiros políticos.

O líder da bancada federal, senador Davi Alcolumbre, observou a união entre senadores e deputados federais de correntes ideológicas distintas em prol de um projeto para o bem comum dos amapaenses na área educacional e de saúde.

“Que bom que temos os contrários convivendo para benefício de todos”, disse o senador.

O senador lembrou também que a emenda impositiva destinada ao HU foi a primeira.

Etapas de construção O HU será construído em duas etapas.

A primeira começa em janeiro, com previsão de três anos para a conclusão.

Em 2020, será entregue a primeira etapa, contendo uma unidade ambulatorial com 33 consultórios, unidade de internação com 140 leitos hospitalares e 60 de UTI e outras áreas e unidades de atendimento.

Na segunda fase, o HU ganha mais 100 leitos de internação e 27 consultórios.

Está previsto, ainda, um espaço de pouco mais de 1.

200 metros quadrados para uma unidade completa de oncologia.

A prefeita do campus Marco Zero da Unifap ressalta que a construção do HU foi dividida em duas etapas levando em consideração as necessidades imediatas de assistência à saúde do estado.

“Fazemos uma projeção de funcionamento do hospital a longo prazo, com uma previsão de necessidades para daqui a até 50 anos, que é usualmente o tempo de planejamento considerado pelos projetistas.

Quando levantamos o plano de necessidades, percebeu-se que 300 leitos não é a necessidade imediata do estado, e sim de longo prazo.

O cenário econômico nacional também foi uma das motivações para a construção em duas etapas.

Iremos construir o que é necessário por enquanto”, esclarece Jennefer Lavour.