CONSU/UNIFAP inicia processo de modernização digital

Consulta a resoluções e atas desde a fundação da Universidade estarão disponíveis no Repositório Público do CONSU/CONDIR.

O Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) segue acompanhando as ações necessárias para a modernização do acesso à informação. Com foco na transparência pública, o CONSU dá continuidade ao processo de digitalização de resoluções e atas desde a fundação da Universidade, iniciado em 2020, para facilitar o acesso à informação e conforto ao público.

No Repositório é possível realizar consulta simples de todas as atas e resoluções desde o fim de 2018 até 2020, através de digitalizações dos documentos originais. O acesso é livre a todos pelo do Repositório Público do CONSU/CONDIR, disponível no Portal do sistema SIGRH. Para acessar, basta descer até o fim da página inicial do site da UNIFAP (unifap.br), clicar no link do SigRH, acessar o portal público e clicar no campo “Resoluções”.

Resgate histórico

As atas são registros públicos das reuniões do Conselho Universitário, onde são definidas as normas e ações em prol da Universidade Federal do Amapá através das resoluções. Desde sua fundação, a UNIFAP mantém esses arquivos impressos catalogados e disponíveis em pastas físicas. Entretanto, o processo de procura e disponibilidade para consulta é demorado e dificulta o acesso público a esses documentos.

A iniciativa de digitalização dos arquivos impressos surgiu da necessidade de resgatar a história da Universidade Federal do Amapá desde a sua fundação, através dos registros oficiais, assim como atender as necessidades de uma Instituição Federal com transparência pública. O processo de digitalização foi iniciado neste ano com prioridade às resoluções do Conselho de Implantação de 1991, por uma equipe de três servidores lotados na Secretaria Geral dos Conselhos Superiores da universidade.

A equipe de modernização é composta pelo servidor Rafael Saldanha, Secretário Geral do Conselho Universitário, pela Pamela Aguiar, Secretária Executiva do CONSU, e por Naucirene Figueiredo, Secretária de Patrimônio e Arquivo do CONSU/UNIFAP. A estimativa de conclusão do processo de digitalização das resoluções, desde a fundação da universidade, é para o fim de outubro.

Processo transparente

Apesar do Conselho Universitário acompanhar a evolução do tempo, anteriormente não havia a possibilidade de digitalizar todos os documentos produzidos no passado, por isso o acesso era limitado a somente alguns arquivos produzidos a partir de 2015 em blog do CONSU, de domínio secundário da UNIFAP (www2.unifap.br/consu/). “Antes o único meio de acesso a esses documentos pela comunidade era através de um blog hospedado no site da universidade. Para documentos específicos era necessário ir presencialmente no arquivo do CONSU, fazer uma cópia e encaminhar a digitalização para o e-mail do solicitante”, explica o Secretário Geral do CONSU/UNIFAP, Rafael Saldanha. O domínio secundário não é mais atualizado pela Secretaria Geral do CONSU, que o desativará após a conclusão das digitalizações.

As digitalizações não possuem valor oficial e estarão disponíveis somente para visualização. Para ter acesso aos documentos físicos oficiais será necessário requerer o acesso no arquivo do Conselho na UNIFAP. O CONSU está trabalhando em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UNIFAP) para disponibilizar certificação e assinatura digital para atas e resoluções a partir de 2021, isentando a necessidade de impressão e assinaturas físicas dos conselheiros aos documentos. A certificação digital reduzirá o tempo de ciência entre os conselheiros e a universidade, assim como facilitará o acesso aos documentos oficiais com valor jurídico pela comunidade acadêmica e externa.

Como acessar o Repositório Público do CONSU/CONDIR

Veja como acessar o Repositório do CONSU/CONDIR a partir da página inicial da UNIFAP.

1 – No site unifap.br, desça até o fim e clique em SIGRH;

2 – Na página do SIGRH, procure pelo “Portal Público”;

3 – No Portal Público do SigRH, clique em “Resoluções” e então em “Entrar na página de Resoluções”;

4 – Agora você está no Repositório Público do CONSU/CONDIR, para pesquisar as resoluções, basta clicar em “Realizar busca”.

5 – Pronto. Na ferramenta de busca, insira o Conselho Superior desejado, o ano e clique em “buscar”.

Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.