Comunidade acadêmica pode participar da consulta pública sobre o currículo amapaense da Educação Infantil e Ensino Fundamental

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Até o dia 30 de setembro, docentes, técnicos administrativos e estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) podem contribuir com sugestões para o Documento Preliminar do Currículo Amapaense da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o intuito de que o ensino básico amapaense atenda às expectativas e necessidades específicas da região, incorporando a diversidade de cada município do estado ao documento.

Para participar, basta acessar o site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/consultapublica/.

“A participação de professores, acadêmicos, técnicos e de outras pessoas que são ligadas direta ou indiretamente à Instituição vai permitir captar a visão delas a respeito de quais são as habilidades e os conteúdos que deverão ser ministrados daqui para frente no ensino geral do nosso estado.

A consulta pública consiste, de fato, em uma construção coletiva na qual as pessoas entram na internet, contribuem no que elas entendem ser o melhor para estudar no currículo e, dessa forma, poder ter um perfil de ensino e de currículo a partir das demandas populares”, explica o professor da Unifap e coordenador da consulta pública referente ao componente curricular “Ensino Religioso”, Marcos Vinicius Reis.

O Documento Preliminar do Currículo Amapaense da Educação Infantil e Ensino Fundamental foi elaborado com a colaboração do estado e dos municípios, por meio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed/AP) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seção Amapá (Undime/AP).

O objetivo é garantir a participação de profissionais da educação e sociedade em geral, por meio de sugestões e contribuições, para melhorias deste documento, buscando o reconhecimento da identidade amapaense, o que servirá de referência para o ensino e propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas do estado.

As sugestões podem contextualizar um objeto de conhecimento ou habilidade dentro da riqueza sociocultural do Amapá; acrescentar novas competências e habilidades que fazem sentido para os alunos do estado; sugerir práticas pedagógicas que podem ajudar a aprimorar o trabalho do professor nas escolas e que sejam alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No ambiente virtual da consulta pública, os interessados podem ter acesso a documentos relacionados à Educação Infantil, Introdução do Documento Curricular do Ensino Fundamental, Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

É possível acessar também pelos links específicos abaixo: 1) Textos específicos do documento curricular amapaense da Etapa da Educação Infantil http://bit.ly/bncc_Ed_Infantil_Especifico 2) Organizador curricular da etapa Educação Infantil http://bit.ly/bncc_Ed_Infantil_Organizador 3) Textos específicos do documento curricular amapaense da Etapa Ensino Fundamental http://bit.ly/bncc_Fundamental_Especifico 4) Consulta pública da área de linguagem – componente curricular “Língua Portuguesa” para o Ensino Fundamental.

http://bit.ly/bncc_lingua_portuguesa 5) Consulta pública da área de linguagem – componente curricular “Arte” para o Ensino Fundamental http://bit.ly/bncc_arte 6) Consulta pública da área de linguagem – componente curricular “Educação Física” para o Ensino Fundamental.

http://bit.ly/bncc_educacao_fisica 7) Consulta pública da área de linguagem – componente curricular “Língua Inglesa” para o Ensino Fundamental.

http://bit.ly/bncc_lingua_inglesa 8) Consulta pública da área e componente curricular “Matemática” para o Ensino Fundamental.

http://bit.ly/bncc_matematica 9) Consulta pública da área de ciências da natureza – componente curricular “Ciências” para o Ensino Fundamental http://bit.ly/bncc_ciencias 10) Consulta pública da área de ciências humanas – componente curricular “História” para o Ensino Fundamental.

http://bit.ly/bncc_CH_historia 11) Consulta pública da área de humanas – componente curricular “Geografia” para o Ensino Fundamental.

http://bit.ly/bncc_CH_geografia 12) Consulta pública da área de “Ensino Religioso” para o Ensino Fundamental http://bit.ly/bncc_ensino_religioso BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma lei que define as aprendizagens essenciais (conhecimentos, competências e habilidades) que todos os alunos têm direito a desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

A BNCC, homologada em dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação (MEC), é resultado de um processo construído democraticamente com envolvimento de educadores e da sociedade.

O documento deve orientar a elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas de todo o país e políticas para formação de professores, produção de material didático e avaliação.

Mais informações sobre a consulta pública podem ser obtidas com a Equipe ProBNCC/Amapá: Almir Viana Nunes : (96) 98135 1030 / vianunes@hotmail.

com (Consed/AP) Gabriela Bonfim : (11) 98409 1340 / gabriela.

diasb@gmail.

com (Undime/AP) E-mail: curriculoamapa@gmail.

com ou www.

facebook.

com/BNNCAMAPA Serviço Consulta pública sobre o Documento Preliminar do Currículo Amapaense da Educação Infantil e Ensino Fundamental Para participar, basta acessar o site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/consultapublica/.

Sugestões podem ser enviadas até o dia 30 de setembro de 2018.

Informações: Almir Viana Nunes: (96) 98135 1030 e vianunes@hotmail.

com (Consed/AP) / Gabriela Bonfim: (11) 98409 1340 e gabriela.

diasb@gmail.

com (Undime/AP) / E-mail: curriculoamapa@gmail.

com ou www.

facebook.

com/BNNCAMAPA.


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