Após quase 7 meses de suspensão, aulas dos Campi devem retornar de forma remota.
Na quarta-feira, 30 de setembro, ocorreu a última reunião da Comissão Especial (CE), com aprovação do Relatório Final. O documento tem a finalidade de estudar o planejamento estratégico de retorno das atividades acadêmicas. Em sessão ordinária, o Plano de Retorno será submetido para manifestações do Conselho Superior (CONSU), amanhã, 06 de outubro.
Durante a reunião da CE, também foi aprovado a Minuta de Resolução e o Novo Calendário acadêmico para o semestre suplementar, intitulado 2020.3. “A partir de agora esses documentos são encaminhados para a Secretaria do CONSU, que vai colocar em pauta na próxima semana para passar pela análise e aprovação dos Conselheiros”, explica Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), Profa. Dra. Elda Gomes.
Como previsto no calendário acadêmico da Comissão, o retorno das atividades ocorrerá inicialmente de forma remota, no dia 3 ou 9 de novembro de 2020. A viabilidade do ensino remoto foi avaliada a partir de resultados da pesquisa socioeconômica realizada pela CE, entre os dias 20 e 28 de agosto com os docentes, discentes e técnico-administrativos.
Gráficos gerado a partir do levantamento com a comunidade acadêmica. Fonte: Reprodução
De acordo com a Pró-Reitora, após a aprovação do plano de retorno, a instituição realizará ações para a capacitação de professores e técnicos, referente ao uso do ambiente virtual de aprendizagem, e o lançamento de Editais de amparo a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, possibilitando a compra de equipamentos tecnológicos e acesso à internet.
A Comissão Especial
Criada a partir da Portaria Nº 0931/2020, a CE produziu o relatório Final de Retorno em conjunto com as subcomissões que atuam em oito frentes específicas, conheça:
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Auxílios aos estudantes em vulnerabilidade econômica, saúde, levantamento de dados dos alunos pertencentes ao grupo de riscos ficarão em exercício domiciliar, como já prevê o Decreto-Lei n.º 1044 de 21/10/1969 e a Lei n.º 6202 de 17/04/1975 entre outras;
ATIVIDADES ACADÊMICAS GRADUAÇÃO
Realinhamento de ofertas de componentes curriculares; práticas; estágio; estratégias de ensino; outorga;
ATIVIDADES ACADÊMICAS PÓS-GRADUAÇÃO
Realinhamento de oferta de componentes; estratégias de ensino; defesa de tese, dissertações; novas ofertas dos programas existentes, ente outras questões;
GESTÃO DE PESSOAS
Prever oferta de cursos de curta duração para servidores, acompanhamento indivíduos pertencentes a grupos de risco com orientações, desenvolvimento das atividades, atenção à saúde; condições de trabalho, regras sanitárias, entre outras indicações.
COMPRAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Prever ações de infraestrutura, aquisição de bens e serviços.
INFRAESTRUTURA
Levantamento dos espaços físicos possíveis para realização de aulas (salas e laboratórios); indicação de adaptações de infraestrutura específicas entre outras demandas.
COMUNICAÇÃO
Atuará em todas as fases da construção do Plano Macro. Tem a competência de produzir material instrucional para a comunidade universitária referentes as medidas de segurança para conter a disseminação do vírus, produção de arte com os indicativos de distanciamento social, entre outras, além de acompanhar as ações de cada subcomissão no sentido dar transparências aos atos.
TREINAMENTO AOS DOCENTES DE USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO
Atuará com levantamento de propostas para oferta de cursos de capacitação para docentes, discentes e demais servidores quanto ao uso de plataformas, ferramentas, softwares, prevenção à COVID-19, uso de EPis, e demais contextos que viabilizem o manejo das ações para enfrentar o período de pandemia na Universidade.
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.