Comissão Especial prossegue com planejamento para retomada das atividades

Hoje, 16 de setembro, a Instituição completa seis meses de suspensão, forçada pela pandemia.

Com seis meses de paralisação das atividades administrativas e acadêmicas na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus – COVID-19, a instituição prossegue com ações de visam minimizar os impactos provocados na rotina de estudantes, servidores – docentes e técnicos, e colaboradores. A suspensão por tempo indeterminado das atividades presenciais foi definida na Resolução n. 7/2020-CONSU, ad referendum, de 30 de março de 2020.  A Resolução n. 7/2020 aperfeiçoou a Resolução n.6/2020, que suspendeu por 15 dias, a contar do dia 16 de março, as atividades presenciais em todos os campi.

A decisão foi respaldada em consulta à comunidade acadêmica, coordenações de Cursos, Direções de Campi da UNIFAP, e seguiu as orientações do Grupo de Trabalho local da COVID-19 à época. Hoje, os trabalhos de planejamento estratégico para definição dos rumos a serem tomados pela UNIFAP, no contexto da crise sanitária, são coordenados pela Comissão Especial, criada a partir da Portaria Nº 0931/2020.

No momento, a Comissão trabalha na sistematização dos dados colhidos, por meio do levantamento socioeconômico e avaliativo da comunidade acadêmica de todos os campi da Universidade, a partir de uma consulta lançada no dia 20 de agosto. A metodologia apresentada pelo grupo prevê que o Plano de Retorno das Atividades de Ensino a ser elaborado pela Comissão Especial deve atingir 3 objetivos básicos: inclusão e suporte discente, continuidade das atividades; inclusão e suporte docente e técnico

A presidente da Comissão, Profª Drª Danielle Guimarães, explica que o papel do grupo de trabalho não é de deliberação. “Nosso objetivo é levantar as demandas da comunidade acadêmica para que as atividades sejam retomadas, bem como propor soluções para os entraves verificados. No entanto, tudo o que for feito será apresentado ao Conselho Superior Universitário (CONSU), e este irá deliberar sobre as pautas. Da plenária sairá toda e qualquer decisão de natureza definitiva”, explicou.

Novo cronograma

Alguns contratempos dificultaram o cumprimento do cronograma anterior. Um novo foi definido. Hoje, 15, será feita a apresentação dos relatórios parciais das subcomissões, que deverão entregar as versões finais dos documentos até o próximo sábado, 19.  O Relatório Final será submetido para manifestações do CONSU até o dia 23 e retorna com as correções e adequações sugeridas pelos conselheiros até o dia 28 de setembro.

Conheça as subcomissões e suas atribuições

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – auxílios aos estudantes em vulnerabilidade econômica, saúde, levantamento de dados dos alunos pertencentes ao grupo de riscos ficarão em exercício domiciliar, como já prevê o Decreto-Lei n.º 1044 de 21/10/1969 e a Lei n.º 6202 de 17/04/1975 entre outras;

ATIVIDADES ACADÊMICAS GRADUAÇÃO – realinhamento de ofertas de componentes curriculares; práticas; estágio;  estratégias de ensino; outorga;

ATIVIDADES ACADÊMICAS PÓS-GRADUAÇÃO – realinhamento de oferta de componentes; estratégias de ensino; defesa de tese, dissertações; novas ofertas dos programas existentes, ente outras questões;

GESTÃO DE PESSOAS – prever oferta de cursos de curta duração para servidores, acompanhamento indivíduos pertencentes a grupos de risco com orientações, desenvolvimento das atividades, atenção à saúde; condições de trabalho, regras sanitárias, entre outras indicações.

COMPRAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS – prever ações de infraestrutura, aquisição de bens e serviços.

INFRAESTRUTURA – levantamento dos espaços físicos possíveis para realização de aulas (salas e laboratórios); indicação de adaptações de infraestrutura específicas entre outras demandas.

COMUNICAÇÃO – atuará em todas as fases da construção do Plano Macro. Tem a competência de produzir material instrucional para a comunidade universitária referentes as medidas de segurança para conter a disseminação do vírus, produção de arte com os indicativos de distanciamento social, entre outras, além de acompanhar as ações de cada subcomissão no sentido dar transparências aos atos.

TREINAMENTO AOS DOCENTES DE USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO – atuará com levantamento de propostas para oferta de cursos de capacitação para docentes, discentes e demais servidores quanto ao uso de plataformas, ferramentas, softwares, prevenção à COVID-19,  uso de EPis, e demais contextos que viabilizem o manejo das ações para enfrentar o período de pandemia na Universidade.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.