Comissão Especial define cronograma de trabalho para planejamento do retorno gradual

O relatório final, com os levantamentos de necessidades e propostas, deverá ser entregue ao Conselho Superior no dia 18 de setembro.

A Comissão Especial, responsável pelo planejamento estratégico para definição dos rumos a serem tomados pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) no contexto da crise sanitária que assola o mundo, definiu na tarde do dia 6 de agosto, o cronograma de trabalho e a divisão das subcomissões que irão atuar em oito frentes específicas: assistência estudantil, Graduação, Pós-Graduação, Gestão de pessoas, compras e contratos administrativos, infraestrutura, comunicação e treinamento docente no uso de tecnologias de ensino remoto.

A metodologia apresentada prevê que o Plano de Retorno das Atividades de Ensino a ser elaborado pela Comissão Especial deve atingir 3 objetivos básicos: inclusão e suporte discente, continuidade das atividades; inclusão e suporte docente e técnico. Para a presidente da Comissão Especial, Profa. Danielle Guimarães, o trabalho da comissão é demorado e minucioso por natureza. Existem diversas representações da comunidade acadêmica envolvidas.

“Faz-se necessário dar voz a todos durante o processo de construção a que nos propusemos. Já conseguimos superar essa primeira fase, que foi a pauta inicial, e a partir da semana que vem as subcomissões começarão a trabalhar, novamente realizando consultas às bases que são sobretudo os colegiados de cursos”, explicou a presidente.

Danielle se diz otimista quanto à realização do trabalho que, segundo prevê, terá como resultado o conhecimento mais aprofundado da instituição, suas necessidades e a viabilidade ou não do retorno no momento de pandemia. “É importante ressaltar que até o momento não sabemos como e quando as atividades retornarão”, enfatiza.

Cronograma

Com as atividades definidas, ficou estabelecido que a comissão irá reunir-se, remotamente, as terças e quintas, às 14h, para dar celeridade ao andamento dos trabalhos. Até o próximo dia 13 de agosto deverá ser formatada, pelas subcomissões, uma minuta com o plano de trabalho detalhado. Entre 17 a 21 deste mês haverá a apresentação dos planos das subcomissões para a Comissão Especial.

Até o dia 4 de setembro deverá ser elaborado um relatório de cada subcomissão com os resultados parciais, coletados e organizados. De 7 a 11 de setembro esses relatórios serão apresentados para apreciação e última manifestação da comissão especial sobre os mesmos. Entre 14 e 18 de setembro os relatórios definitivos das subcomissões deverão ser entregues para a formatação do relatório final da comissão especial que será encaminhado para apreciação do Conselho Superior (CONSU) no dia 18 de setembro.

De acordo com o que foi aprovado na última reunião, os assuntos pertinentes aos acadêmicos com necessidades educacionais específicas (NEE) passarão por todas as subcomissões, de forma transversal, obedecendo à premissa de que sejam oferecidas as mesmas condições de oportunidades a esses indivíduos, sejam eles alunos com deficiência ou transtornos, haja vista o número significativo de estudantes com NEE que estão matriculados nos diversos cursos de graduação e pós-graduação da UNIFAP.

Conheça as subcomissões e suas atribuições

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – auxílios aos estudantes em vulnerabilidade econômica, saúde, levantamento de dados dos alunos pertencentes ao grupo de riscos ficarão em exercício domiciliar, como já prevê o Decreto-Lei n.º 1044 de 21/10/1969 e a Lei n.º 6202 de 17/04/1975 entre outras;

ATIVIDADES ACADÊMICAS GRADUAÇÃO – realinhamento de ofertas de componentes curriculares; práticas; estágio;  estratégias de ensino; outorga;

ATIVIDADES ACADÊMICAS PÓS-GRADUAÇÃO – realinhamento de oferta de componentes; estratégias de ensino; defesa de tese, dissertações; novas ofertas dos programas existentes, ente outras questões;

GESTÃO DE PESSOAS – prever oferta de cursos de curta duração para servidores, acompanhamento indivíduos pertencentes a grupos de risco com orientações, desenvolvimento das atividades, atenção à saúde; condições de trabalho, regras sanitárias, entre outras indicações.

COMPRAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS – prever ações de infraestrutura, aquisição de bens e serviços.

INFRAESTRUTURA – levantamento dos espaços físicos possíveis para realização de aulas (salas e laboratórios); indicação de adaptações de infraestrutura específicas entre outras demandas.

COMUNICAÇÃO – atuará em todas as fases da construção do Plano Macro. Tem a competência de produzir material instrucional para a comunidade universitária referentes as medidas de segurança para conter a disseminação do vírus, produção de arte com os indicativos de distanciamento social, entre outras, além de acompanhar as ações de cada subcomissão no sentido dar transparências aos atos.

TREINAMENTO AOS DOCENTES DE USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO – atuará com levantamento de propostas para oferta de cursos de capacitação para docentes, discentes e demais servidores quanto ao uso de plataformas, ferramentas, softwares, prevenção à COVID-19,  uso de EPis, e demais contextos que viabilizem o manejo das ações para enfrentar o período de pandemia na Universidade.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.