Comissão da UNIFAP segue na produção de protetores faciais para a saúde do Amapá

A equipe produz entre 30 e 40 protetores faciais em impressão 3D, por semana.

A Comissão dos EPIs, formada por professores, técnicos e alunos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), efetuou a entrega de mais 20 protetores faciais, agora para a Maternidade Mãe Luzia, em Macapá. Na semana anterior, foram entregues 61 unidades para a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e 10 unidades ao Hospital da Criança. Conheça outras iniciativas da UNIFAP/COVID-19: https://www.unifap.br/coronavirus/

Profissionais já fazendo uso dos EPIs produzidos e fornecidos pela UNIFAP. Foto: Maria Paula/acervo pessoal

Produção

A equipe de produção conta com colaboradores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Matemática, Física e Ciência da Computação. As hastes dos protetores faciais são confeccionadas em duas impressoras 3D, que completam a produção de cada peça num intervalo entre 1h20min a 1h40min, resultando, semanalmente, na produção e montagem de 30 a 40 unidades.

Comissão possui duas impressoras 3D em funcionamento. Foto: Felipe Monteiro/acervo pessoal

O curso de Engenharia Civil da UNIFAP, Profº Ms. Adenilson Oliveira, explica que possuem três impressoras, sendo uma em manutenção, diminuindo a eficiência de produção. De acordo com o docente, a Comissão aguarda a chegada de novas impressoras em 20 dias. “Com elas poderemos produzir aproximadamente 500 unidades”.

Demanda

A vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Profª Drª Cristina Baddini, explica que as entregas estão sendo efetuadas conforme a demanda das entidades e os atuais limites de produção da universidade. “Temos 250 máscaras solicitadas e estamos entregando parcelas dos pedidos por entidade. Assim vamos tentando minimizar a necessidade desta proteção aos médicos e enfermeiros”, completa a diretora.

Impressão de cada haste demora cerca de 1h30min. Foto: Felipe Monteiro/acervo pessoal

“Face Shield”

É o termo em inglês para “escudo de rosto” ou “protetor facial”. Esse modelo é um acessório que, aliado às máscaras de tecido, cria um escudo protetor para os profissionais da saúde atuantes no combate à COVID-19.

Colaboração de texto: Iago Fonseca (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Confira outras iniciativas da UNIFAP na COVID-19:

Comissão da UNIFAP entrega 60 protetores faciais para combate à COVID-19 em Macapá

Estudantes do UniEnem doam cestas básicas aos moradores do Vale Verde

Pesquisadores de Medicina publicam estudo sobre a transmissão da COVID-19 em Macapá

UNIFAP lança cartilha de orientações de combate ao Coronavírus

COVID-19 | Projeto “ATAU” desenvolve atividades comunitárias com famílias de baixa renda

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP UNIFAP.