Cofen e UnB realizam pesquisa nacional sobre as práticas de enfermagem na atenção à saúde

Os resultados da pesquisa vão contribuir para produção científica.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB) realizam a pesquisa nacional “Práticas de enfermagem no contexto da atenção primária à saúde (APS)”. O objetivo é compreender as práticas de enfermagem contextualizando os cenários e perfis dos profissionais brasileiros.

No Brasil, enfermeiros da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário. Mesmo enfrentando diversos desafios, colaboram para bons resultados do sistema de saúde.  Sendo assim, conhecer práticas clínicas especializadas e informadas em evidências científicas é uma estratégia para mudanças diante do quadro de dificuldades enfrentadas por estes profissionais.

A pesquisa é feita em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco); Universidades Federais e, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS); e conta com questionários e entrevistas online e apenas enfermeiros podem participar.

Segundo o Comitê Científico e Gestor da pesquisa, os resultados da investigação contribuirão para produzir conhecimento científico, regular a profissão da Enfermagem e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas.

O questionário está disponível neste LINK e também nos sites do Cofen, Ecos/UnB, Conasems, Conass e Abefaco.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.