Chapa 02 é a mais votada no processo de Consulta Prévia da Unifap.

A chapa 02, representada pelas professoras Eliane Superti e Adelma Barros, foi a mais votada com 38, 96% do total de votos válidos, na consulta prévia para a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A votação ocorreu na última quinta-feira, 15, simultaneamente em todos os campi da instituição.

As docentes são as primeiras reitora e vice-reitora eleitas na história da universidade.

A apuração ocorreu em aproximadamente cinco horas e meia.

Em segundo lugar, com 30,54%, ficou a Chapa 03, dos professores Júlio Cesar e Maria de Nazaré Guimarães.

Em terceiro, com 19,33%, a chapa 01, das professoras Cláudia Chelala e Eugênia Foster.

Os professores Ricardo Ângelo e Fernando Medeiros da chapa 05 ocuparam a quarta posição com 7,64%.

E a quinta posição ficou com a chapa 04, dos professores Antônio Filocreão e João Batista, 3,50%.

Esses percentuais foram obtidos da proporção média entre as categorias (acadêmicos, professores e técnicos).

O próximo passo será o envio da lista com o três primeiros colocados no pleito para o Ministério da Educação (MEC), que indicará o nome que irá administrar a Unifap pelos próximos quarto anos (2014-2018).

A professora Eliane Superti, mais votada, acredita que o MEC vai respeitar a vontade da maioria dos votos expressada nas urnas pela comunidade acadêmica.

“As pessoas que concorreram conosco são professores desta casa e existe entre nós um pacto pela democracia.

A consulta prévia foi respeitada.

Portanto, creio também que essa seja a postura do MEC”, avaliou Superti.

Para a reitora eleita, o processo foi importante porque apontou um conjunto de demandas a serem atendidas.

“Todo um trabalho que nós tivemos na construção de um plano de gestão no momento da campanha foi valorizado por acadêmicos, professores e técnicos”.

O segundo colocado, professor Júlio César, afirmou que não tem dúvidas sobre o resultado da eleição e de que a professora Superti saiu vitoriosa nas urnas e garantiu o primeiro lugar democraticamente.

A votação Durante 12 horas estudantes, técnicos e professores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) exerceram seus direitos ao voto.

Segundo dados fornecidos pela Comissão de Consulta Prévia (CCP), 7.

705 pessoas estavam aptas a votar nos cinco municípios (Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande e Oiapoque).

O presidente da CCP, professor Emerson Martins, informou que o processo ocorreu sem grandes incidentes.

A votação teve início ás 9h e encerrou às 21.

A apuração começou às 10h23 e foi acompanhada voto a voto pelos representantes das chapas.

A comunidade acadêmica e os cabos eleitorais lotaram o auditório da reitoria onde puderam acompanhar a contagem.

A cada parcial que era divulgado os comentários aumentavam e a apreensão era aparente.

O presidente da Comissão de Consulta Prévia, Emerson Martins, afirmou que vai produzir um minucioso relatório onde serão pontuados para o Conselho Superior (CONSU) os entraves encontrados durante o processo.

Segundo o presidente, a intenção é aperfeiçoar todo o mecanismo que envolve a escolha do reitor e vice-reitor.

“Muitas situações adversas que enfrentamos nesse pleito podem ser evitadas.

A ideia é que o Conselho Superior Universitário analise atentamente as colocações e faça a melhor avaliação”.

A acadêmica de jornalismo, Eliana Lopes, avaliou positivamente a eleição deste ano.

“A universidade estava toda mobilizada, o que não aconteceu na mesma proporção em outros momentos.

O material de propaganda das chapas tomou conta da instituição’, observou.

Segundo a estudante, os discentes abraçaram a campanha e participaram maciçamente durante todo o período em que se deu o processo de consulta prévia.

Para ela, a organização foi bem maior que em pleitos passados, principalmente no momento da votação e nos debates.