Cerimônia recepciona novos alunos do curso de Licenciatura em Letras – Libras/Português

No dia 15 de março, os novos alunos do curso de Licenciatura em Letras Libras/Português participaram da Cerimônia de Recepção dos Calouros, na qual celebraram uma grande conquista para a Universidade Federal do Amapá (Unifap), pois a turma 2018 é composta de 15 alunos surdos e 15 alunos ouvintes.

O Auditório da Reitoria, do campus Marco Zero, esteve lotado durante a tarde.

Os novos alunos receberam as boas vindas dos veteranos, professores, da coordenadora do curso, da coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, da Pró-Reitora de Graduação e da Vice-Reitora Adelma Barros Mendes.

“Estou muito feliz por essa conquista de vocês, sabemos que teremos muitos desafios, mas que no final do curso estarão formados profissionais de excelência no estado do Amapᔠafirmou a coordenadora do curso Natália Vasconcelos.

Em 2018, pela primeira vez, a Universidade realizou um processo seletivo especial diferente dos que eram realizados desde de 2015 para o Curso de Letras Libras/Português.

Os alunos ouvintes ingressaram por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e os alunos surdos passaram pelo Processo Seletivo Especial, organizado pela Comissão presidida pelo professor Gabriel Lélis.

Após prova objetiva, redação e prova de habilidade em Língua de Sinais, foram aprovados 15 alunos surdos.

A cerimônia teve também o apoio da equipe de tradutores e intérpretes do campus que ajudaram durante toda a programação, provendo a comunicação entre todos que estavam presentes.

O primeiro dia da recepção encerrou com uma oficina sobre o SIGAA, para que todos os novos alunos realizassem a inscrição no Cadastro único, afim de que estejam aptos para a concessão de Bolsas e Auxílios de Assistência Estudantil para os estudantes desta instituição.

A programação da Recepção dos Calouros do Curso de Licenciatura em Letras/ Português seguiu até sábado, 17, com palestras, Gincana de Integração e Cinema de todo o Colegiado com a Comunidade Surda, entre outras atividades desenvolvidas pelos Acadêmicos e pela Coordenação do Curso de Letras Libras/ Português.

Texto: Natália VasconcelosFotos: AER/Unifap