Casa do Estudante “Lua Carolina Costa de Oliveira” é inaugurada

Evento ocorreu na última sexta-feira (30). Ao todo, 38 acadêmicos já foram selecionados para residir no prédio.

Acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) ganharam na última sexta-feira, 30 de junho, um novo espaço de acolhimento. A Casa do Estudante Universitário (CEU) “Lua Carolina Costa de Oliveira” foi inaugurada e já conta com 38 estudantes selecionados para ocupar a residência estudantil, das 60 vagas disponíveis.

A cerimônia de inauguração ocorreu no hall da CEU e contou com a presença de estudantes, servidores e autoridades. Em seu discurso, o reitor da Unifap, Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, destacou a importância dos diálogos entre a gestão e a comunidade acadêmica, especialmente com o movimento estudantil, e a atuação de gestores anteriores para a realização do empreendimento inaugurado.

“Às vezes um gestor inaugura, mas o mérito não é só daquela pessoa. O mérito é também para as pessoas pretéritas, os líderes estudantis e, particularmente, o Prof. Dr. José Carlos Tavares. Esse instrumento pedagógico e social que é a Casa do Estudante pode ter sua dinâmica ampliada para várias outras demandas e, portanto, que recebam esse instrumento com muito zelo, muito respeito, porque os recursos para que pudéssemos construí-la não foram fáceis”, observa o Prof. Dr. Júlio Sá.

O senador Randolfe Rodrigues (sem partido) destinou recursos para a compra de bicicletas que facilitarão o deslocamento dos moradores da CEU. Durante seu discurso, o parlamentar destacou a importância que a residência estudantil possui para os acadêmicos vindos de fora da região metropolitana de Macapá e que teriam dificuldade de se manter durante a graduação.

“Desde que fazia parte do movimento estudantil da Universidade que sonhávamos com um espaço como este, que será um espaço de acolhida aos estudantes. Hoje foi a inauguração da primeira etapa, mas vamos fazer a segunda etapa: a climatização da Casa do Estudante e a construção do acesso por dentro da Unifap. Aqui é um espaço para quem vem de todo canto ser acolhido, para se sentir parte da universidade pública”, enfatizou o senador.

Além do reitor e do senador, compuseram a mesa solene de cerimônia os deputados federais Dorinaldo Malafaia (PDT) e Augusto Pupio (MDB); o prefeito de Tartarugalzinho Bruno Mineiro; o superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá, Samuel Lima Sales Junior; o pró-reitor de Extensão e Ações Comunitárias, Prof. Dr. Steve Wanderson Calheiros de Araújo; o diretor do Departamento de Ações Comunitárias e Estudantes (Dace), Prof. Dr. Melque Lima; o docente da Unifap e gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Prof. Dr. José Carlos Tavares; o ex-diretor do Diretório Central dos Estudantes, Daniel Lima; e os pais de Lua Carolina, Augusto Oliveira e Ruti Oliveira.

O Prof. Dr. José Carlos Tavares relembrou os desafios enfrentados para que a obra saísse do papel, destacando o empenho dos servidores envolvidos com o projeto. “A Universidade é um espaço de transformação social. A CEU Lua Carolina é, com certeza, um instrumento de transformação social que vai apoiar, principalmente, aqueles que não têm condições de vir à Macapá”, afirmou.

CEU

A Casa do Estudante Universitário (CEU) “Lua Carolina Costa de Oliveira”, em homenagem à acadêmica de Direito que faleceu precocemente no dia 16 de dezembro de 2022, tem por finalidade garantir moradia aos discentes de graduação e pós-graduação presenciais que não possuam residência na região metropolitana de Macapá, objetivando contribuir com a democratização da educação e viabilizando a permanência e integralização do curso de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como servir como canal de extensão universitária, no sentido de promover a integração do discente com a Unifap e a sociedade.

A CEU possui 60 vagas, divididas da seguinte forma: 30 apartamentos, com dois estudantes por apartamento. Do total de vagas, 10% é destinada para a Política de Cotas Afirmativas da Unifap e 10% para Mobilidade e Cooperação Técnica Nacional e Internacional. Além da vaga para residir no local, o(a) selecionado(a) receberá Auxílio Equipamento eletrônico e Pacote de internet e Auxílio Alimentação.

A CEU conta também com salas de estudo, cozinha, máquinas de lavar roupa e bicicletas para facilitar o deslocamento dos acadêmicos residentes.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: