Campus Oiapoque recebe doação de duas picapes da Receita Federal no AP

Veículos serão utilizados para as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos.

O campus Binacional do Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), receberá da Delegacia da Receita Federal no Amapá (DRF-AP) dois automóveis modelo picape para serem utilizados nas ações de ensino, pesquisa e extensão do campus. O termo de doação foi assinado na manhã desta sexta-feira, 19, pela vice-reitora da Universidade, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, e pelo delegado da Receita Federal do Amapá, Adelmo Gomes.

“Essa doação vai fortalecer uma das principais bandeiras de luta dessa gestão: a interiorização. E a gente sabe que fazer interiorização aqui na Amazônia é diferente, os espaços são mais distantes e a logística para ir aos interiores é mais complexa, temos mais dificuldade de acesso. Nós precisamos estar, constantemente, realizando parcerias com outras instituições como essa com a Receita Federal, pois as universidades passaram por um momento muito difícil, tanto pela pandemia e, nos anos anteriores, os cortes de investimentos do Governo Federal nas políticas educacionais e a própria negação da ciência. Agora precisamos tomar fôlego e recuperar nossas políticas públicas que tanto custaram ao povo amazônida. Essas parcerias são fundamentais para que a gente possa investir novamente na interiorização e pensando o desenvolvimento regional por meio do ensino, pesquisa e extensão, focando também nas populações originárias e tradicionais, como no caso do campus Oiapoque, cujo perfil é essencialmente esse. Que venham mais parcerias com os vários setores e instituições que primam pelo desenvolvimento das políticas sociais no nosso estado do Amapá”, adita a vice-reitora da Unifap.

O delegado da Receita Federal no Amapá, Adelmo Gomes, também enfatizou a importância da parceria entre a Unifap e o órgão federal. “Essa foi a primeira vez que doamos automóveis que eram da frota da Receita Federal. É muito importante a aproximação dos órgãos federais, demonstra integração inclusive para outras ações futuras, e a destinação desses veículos atenderão indiretamente a sociedade, pois a Unifap está formando cidadãos e a Receita Federal está contribuindo com isso”, avalia.

Na oportunidade, o diretor geral do campus do Oiapoque, Prof. Dr. Otávio Landim, entregou portarias de menção de elogio a todos os servidores do órgão que contribuíram com a efetivação da doação dos automóveis e o estabelecimento da parceria entre as duas instituições do Governo Federal.

“Os veículos foram solicitados através de ofícios enviados para a Receita Federal. A gestão superior da Unifap deu apoio aos trâmites internos para que a Instituição receba os dois veículos que serão utilizados para o fortalecimento da educação superior no município de Oiapoque”, afirma o Prof. Dr. Otávio Landim.

Durante a reunião, foram iniciadas tratativas para a continuação da parceria entre a Unifap e a DRF-AP, por meio de outras ações que contribuam com o tripé ensino-pesquisa-extensão da Universidade e com os projetos sociais que a Receita Federal realiza em todo o país.

Além da vice-reitora da Unifap, do delegado da Receita Federal no Amapá e do diretor geral do campus Binacional do Oiapoque, participaram também da reunião a assessora da vice-reitora, Profa. Dra. Patrícia Rocha Chaves, e o chefe do Setor de Logística da DRF-AP, sr. Armando Assis.

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/