Campus Oiapoque inaugura obra de entorno, construída com emenda parlamentar

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 2, a obra de entorno do Campus da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em Oiapoque, município que fica a cerca de 600 km de Macapá e faz fronteira com a Guiana Francesa. O trabalho que envolve o calçamento e o paisagismo da frente campus, foi feito com recurso oriundo de uma emenda parlamentar apresentada pela ex-deputada federal Janete Capiberibe (PSB) no valor de R$ 1 milhão.

Além da comunidade acadêmica e lideranças políticas e comunitárias locais como a prefeita Maria Orlanda, o evento também contou com a participação da autora da emenda, que ao lado do ex-senador João Capiberibe e do deputado federal Camilo Capiberibe, fez uma retrospectiva dos investimentos que ela e o ex-senador destinaram a Unifap enquanto estavam exercendo mandato.

“Para nós a educação pública é uma prioridade. É da educação que vem o desenvolvimento econômico, social e cultural”, destacou Janete, acrescentando que também destinou emenda no mesmo valor para o campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap), instalado em Oiapoque.

Em seu pronunciamento, o deputado Camilo Capiberibe se comprometeu em dar seguimento a parceria com a Unifap e se comprometeu em propor que os deputados e senadores do Amapá apresentem uma emenda parlamentar coletiva para a construção de novos blocos de sala de aula.

“Nós temos um plano A e um plano B. O plano A é a gente conseguir definir um investimento de longo prazo para a Unifap. Se não houver um consenso dentro da bancada, aí nós vamos fazer o que a deputada Janete e o senador Capi fizeram e vamos colocar o recurso da emenda individual” garantiu Camilo.

O reitor da Unifap, professor Júlio Sá, reconheceu importância do apoio que a bancada federal e a prefeitura de Oiapoque dão a universidade, destacando o projeto de interiorização, que conta com recursos obtidos com articulação do deputado Camilo e senador Davi Alcolumbre e o internato rural indígena dos acadêmicos de medicina, que tem o apoio da prefeitura de Oiapoque.