Campus de Oiapoque auxilia hospital com equipamentos para tratamento a COVID-19

As máquinas serão usadas na assistência à pacientes graves portadores do novo Coronavírus.

A direção do Campus Binacional de Oiapoque da UNIFAP e a coordenação do Curso de Enfermagem concederam, via empréstimo, equipamentos para o Hospital do município, administrado pelo Governo Estadual. Os materiais poderão ser usados no tratamento de eventuais pacientes acometidos pela COVID-19. Ao todo, foram oito máquinas disponibilizadas à rede hospitalar pública pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). São ventiladores pulmonares, monitores multiparâmetros, bombas de infusão/perfusão e aspiradores.

De acordo com o diretor do Campus Binacional, Prof. Dr. Otávio Landim, a iniciativa partiu diante da emergência em saúde, decorrente da pandemia do novo Coronavírus. “Estamos cumprindo o que determinou a Reitoria da UNIFAP, em relação à suspensão do calendário acadêmico. E, como tivemos que parar as atividades nos laboratórios, para quarentena de técnicos, professores e acadêmicos, os aparelhos ficaram disponíveis. Então, foram emprestados durante esse período”, explica o diretor.

A solicitação foi feita à Universidade pelo diretor do Hospital Estadual de Oiapoque, Reginaldo Soares Lima. Para a direção do Campus Binacional, é importante retribuir à sociedade os recursos investidos na UNIFAP. “E esse retorno é dado na formação de profissionais, mister da instituição, e na parceria para atenuar a carência desses equipamentos na rede pública nesse momento de pandemia”, afirmou Otávio Landim. As máquinas são utilizadas, comumente, nas aulas do curso de Enfermagem.

Equipamentos disponibilizados:

Monitor multiparâmetros (quantidade, 2): equipamento que tem a função de monitorar os sinais vitais dos pacientes como: frequência respiratória, saturação de oxigênio, frequência cardíaca e pressão arterial, pulso entre outros.

Bomba de infusão/perfusão (quantidade, 2): tem a finalidade de controlar a velocidade (fluxo) e a quantidade (volume) de medicamentos ou líquidos que será administrado nas vias arteriais, venosas do paciente.

Ventilador pulmonar (quantidade, 2): esse equipamento tem a função de auxiliar na respiração do paciente que não conseguem respirar sozinhos, fazendo com que o ar seja introduzido nas vias respiratórias com volume e pressão adequados e controlados.

Aspirador (traqueal) de secreções (quantidade, 2): é um equipamento utilizado para aspirar secreções (saliva, sangue), líquidos ou fluídos corporais de pacientes que não conseguem expelir (cuspir, tossir).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP.