Campanha quer mapear indicadores de produção bibliográfica e técnica docente

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) que conhecer qual é o perfil dos professores pesquisadores da instituição por meio dos indicadores de produção bibliográfica e técnica de cada um.

Para isso, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propespg) promove esta semana a campanha “Atualize seu Lattes”.

Mídias sociais nas redes, comunicação interna e divulgação de spots na Rádio Universitária serão algumas das peças promocionais utilizadas.

Segundo a pró-reitora, Helena Simões, este ano já foram divulgados números importantes de publicações referentes a 2015 dos docentes lotados no campus Marco Zero, com crescimento de 49% em relação a 2014.

A análise dos demais campi foi finalizada e demonstrou que os professores estão produzindo e divulgando mais ciência.

Considerando o número aproximado de docentes, no Oiapoque estão lotados cerca de 86 professores com 36 publicações de artigos em 2015.

Em Santana foram 28 artigos publicados por 28 professores; e em Mazagão, com 10 professores, 10 artigos.

Este ano a análise alcançará não só artigos publicados em periódicos, mas livros e capítulos de livros, participação em eventos, material didático e produção técnica, com auxílio de um programa adaptado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Unifap, o NTI.

“Todos esses dados são conferidos pelo Departamento de Pesquisa (DPq) por meio do currículo Lattes dos docentes.

Para avaliar os indicadores de 2016, o trabalho terá como data base as inserções efetuadas até 30 de novembro deste ano nos currículo Lattes dos pesquisadores.

Portanto, para apresentar indicadores que reflitam a realidade de produção docente é imprescindível a atualização dos Lattes”, explicou a pró-reitora.

A expectativa é que a produção de artigos continue avançando, em função dos resultados alcançados pelos professores nos editais.

Helena Simões destaca que a política de apoio à produção na Universidade manteve-se em 2016 com oferta de editais de ressarcimento de taxas e de premiação científica, por exemplo.

Há previsão de publicação do edital Programa de Auxílio ao Pesquisador (Papesq) e auxílios ao Professor Pesquisador para participação em eventos acadêmico-científicos (Propev) até dezembro deste ano.

De acordo com a pró-reitora, os docentes da unifap têm ampliado suas ações na pesquisa e estão mais atentos à necessidade e importância de divulgar o conhecimento por eles produzido.

“Mas”, ressalta, “é importante que tais informações constem em seus currículos Lattes, pois este é o único meio de obtermos os dados”.

Plataforma LattesEm nota enviada à comunidade no início do mês o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou que detectou falhas no sistema de busca dos currículos abrigados pela Plataforma Lattes.

No comunicado, o Conselho diz um problema na atualização do índice ocasionou a exclusão no sistema de buscas dos currículos atualizados a partir de 9 de maio deste ano, o que atingiu 1.

034.

462 registros no índice de currículos.

Leia o comunicado (clique aqui)Texto: Divulgação