Campanha da Unifap arrecada kits de higiene bucal para jovens carentes

Desde março, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) está realizando a campanha “Trote Universitário Solidário”, que consiste na arrecadação de kits de higiene bucal (escova de dente, pasta e fio dental) que serão doados a adolescentes carentes participantes da megatriagem da ONG Dentistas do Bem, que adota jovens de 11 a 17 anos para tratamento odontológico gratuito.

A entrega dos kits será feita na próxima terça-feira, 28 de abril, no ginásio da Unifap (campus Marco Zero do Equador, que fica na Rod.

Juscelino Kubitschek, Km 02, Macapá), durante a megatriagem.

“Inicialmente, a campanha visava apenas os calouros da universidade, mas estamos ampliando para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade participarem, pois a intenção é que nenhum adolescente que venha à seleção da ONG Dentistas do Bem fique sem receber o kit”, explica Cleide Azevedo, organizadora da campanha.

“Até segunda-feira (27), estamos recebendo as doações de quem quiser participar e contribuir com o sorriso de jovens carentes de Macapá”, completa.

Realidade – Segundo Cleide Azevedo, a ideia de realizar o Trote Universitário Solidário foi pensada devido a escassez desse tipo de atendimento para jovens carentes no estado.

“Nós percebemos o grande número de pessoas que necessitam desse tipo de intervenção em saúde bucal.

A maioria é carente e não encontra o serviço na rede pública.

Muitos sequer possuem uma simples escova de dente”, informou.

Em 2014, uma pesquisa do Conselho Federal de Odontologia estimou que 20 milhões de brasileiros ainda não tenham tido acesso a algum tratamento odontológico.

Essa mesma pesquisa revelou que 20% dos brasileiros não vão ao dentista por falta de dinheiro; 46% das pessoas consideram difícil o acesso a dentistas; um terço não conclui tratamento público por problemas de agendamento de consulta; e 68% não sabem sequer que têm direito ao atendimento público de saúde bucal.

Quem quiser doar o kit de higiene bucal, é só entregar o kit no campus Marco Zero do Equador, da Unifap, e deixar o kit nas caixas de coleta que estão no prédio da Reitoria (sala da Assessoria Especial da Reitoria), Biblioteca Central e coordenações dos cursos de graduação.

Mais informações pelo telefone 3312-1704 ou pelo e-mail assessoria@unifap.br.