Auxílio beneficia pesquisadores da UNIFAP

As inscrições podem ser realizadas de 24 de abril a 16 de maio de 2021.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), através de seus Departamentos de Pesquisa (DPq) e de Pós-Graduação (DPG), torna pública a Chamada Interna do Programa de Auxílio ao Pesquisador (PAPESQ/UNIFAP-2021), que tem por finalidade a seleção de propostas subscritas por servidores efetivos da UNIFAP, para recebimento de Auxílio Pesquisador a ser aplicado, exclusivamente, no desenvolvimento de projetos aprovados através das regras estabelecidas no presente edital, de acordo com as normas previstas na Resolução n. 07/2017 do Conselho Universitário, a fim de fomentar atividades de pesquisa e incentivar a produção acadêmica/científica na instituição.

O PAPESQ/UNIFAP tem por objetivos: fortalecer as atividades de pesquisa e inovação no âmbito da UNIFAP; apoiar os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição ou em Redes da qual a UNIFAP seja participante, através do financiamento parcial de projetos de pesquisas coordenados por docentes da UNIFAP vinculados aos PPGs, por meio do auxílio financeiro ao pesquisador; apoiar institucionalmente o desenvolvimento de projetos de pesquisas desenvolvidos no âmbito da UNIFAP coordenados por professores pesquisadores do quadro permanente da instituição; estimular o registro de projetos de pesquisa junto ao DPq, vinculando-os às linhas dos PPGs e aos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC); aumentar, quantitativa e qualitativamente, os índices de produção científica e tecnológica e participação em eventos científicos de docentes pesquisadores.

Inscrições

• As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo e-mail propespgeditaisunifap@gmail.com, a partir do dia 24 de abril de 2021 até 23h59min do dia 16 de maio de 2021.
  • No ato da inscrição, o/a candidato/a deverá preencher o formulário e anexar os seguintes documentos:

– Identificação do Projeto de Pesquisa (ANEXO I);

– Plano de Atividade do Projeto Submetido ao PAPESQ/UNIFAP–2021 (ANEXO II);

– Planilhas de produção acadêmica devidamente preenchidas e assinadas pelo proponente para Nível I (Anexo III), Nível II e Nível III (Anexo IV);

-Planilha Orçamentária devidamente preenchida e assinada pelo proponente (ANEXO V).

• O candidato deverá fazer um único arquivo (em formato PDF) contendo os documentos listados no item 3.2 do edital. O arquivo deverá ser enviado com o nome do candidato;
  • O não envio de um dos documentos listados no item 3.2 do edital caracterizará a desclassificação do candidato.

Requisitos e elegibilidade dos proponentes

• Poderão se inscrever na Chamada Interna do Programa de Auxílio ao Pesquisador docentes de todos os campi da UNIFAP, com titulação de doutor ou mestre, em regime de 40 horas ou Dedicação Exclusiva, que sejam participantes de Grupos de Pesquisa com status (situação do grupo) no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq descrito como “Certificado pela Instituição” e/ou que possuam projeto de pesquisa registrado no DPq com cronograma ativo, na data da inscrição ou que seja membro do corpo docente de PPGs da UNIFAP ou em Redes da qual a UNIFAP seja integrante;
  • Membros de um mesmo projeto não poderão apresentar o mesmo Plano de Atividades;
  • A execução do recurso poderá ocorrer até junho de 2022, porém, nos casos de projetos cadastrados no DPq com vigência anterior a esta data, o recurso não poderá ser utilizado após o término da vigência do projeto, precisando fazer devolução do resíduo financeiro a PROPESPG, caso o mesmo não seja utilizado;
  • Não poderão concorrer professores cedidos ou afastados em regime integral ou com redução de carga horária no período de execução do edital;
  • Não poderão concorrer professores com pendência em prestações de contas de editais anteriores desta PROPESPG e seus departamentos (DPq e DPG) até a data limite de inscrição;
  • Não poderão concorrer professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação desta Instituição que não sejam docentes efetivos da UNIFAP;
  • Será desclassificado o docente/pesquisador que obtiver pontuação inferior a 0,50 pontos na planilha de pontuação de atividades acadêmicas.

Divulgação dos resultados

– Resultado preliminar – 31/05/2021

– Recursos do Resultado Preliminar – 01 a 02/06/2021

– Resultado Final – 04/06/2021

Os resultados serão publicados no link https://www.unifap.br/editais/edital-no-01-2021-propespg-unifap/

Confira aqui o edital

Colaboração de texto: Lana Dantas (Estagiária de Jornalismo da ASCOM/UNIFAP)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos.