Atletas da Unifap sobem ao pódio nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia

Medalhas conquistadas foram nas modalidades skate street e cross training.

Três universitários atletas da Universidade Federal do Amapá (Unifap) conquistaram medalhas na edição deste ano dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia), um dos maiores eventos de desporto universitário do país. Paloma Araújo, acadêmica do curso de Educação Física, levou a medalha de prata no cross training (individual feminino) e de bronze na prova em dupla da modalidade, junto com Allan Souto, também aluno de Educação Física. Já Gabriel Miranda, estudantes de História, faturou a medalha de bronze no skate street.

Os Jubs Praia ocorreram de 23 a 30 de abril em São Luís (MA), reunindo milhares de estudantes-atletas de universidades de todo o Brasil. Ao todo, 12 modalidades esportivas realizadas em ambiente de praia integraram o cronograma da competição, como o vôlei de praia, beach soccer, beach handball, skate, cross training, beach tennis, entre outras.

“Os atletas da Unifap demonstraram grande dedicação e empenho nas competições, sempre buscando o melhor resultado para o estado e para a Instituição. Com o incentivo da Universidade, esses atletas conseguiram superar seus próprios limites e se destacar em suas modalidades. Essas conquistas são importantes para o esporte do Amapá, pois mostram que o estado tem talentos de destaque em diversas modalidades esportivas”, afirma Crecencio Pereira Neto, chefe da Divisão de Esporte e Lazer da Unifap.

A Unifap teve a maior parte da delegação do estado nos JUBs Praia, com 34 atletas e dois dirigentes, maior delegação que a Universidade já enviou para a competição. Além dos acadêmicos, compuseram a delegação os servidores Crecencio Pereira Neto, da Divisão de Esporte e Lazer (DESPL/Proeac), como chefe de delegação e o docente de Educação Física Demilto Yamaguchi da Pureza, como técnico das modalidades.

Os atletas representando a Instituição participaram de diversas modalidades esportivas, como o vôlei de praia feminino, o vôlei quarteto misto, o beach soccer masculino, o beach hand masculino e feminino, o beach tennis e o basquete 3×3 feminino. O bom desempenho dos atletas ajudou a garantir a 13ª classificação geral para o Amapá na competição nacional e a segunda melhor colocação entre os estados da região Norte, atrás somente do Amazonas.

Incentivo ao esporte universitário

Para participar da competição, os atletas da Unifap receberam da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) o “Auxílio viagem para eventos esportivos”. Cada acadêmico recebeu um valor entre R$ 1 mil a R$ 1,9 mil para representar a Universidade e o Amapá em eventos nacionais.

“Com um grande investimento no esporte universitário, a Unifap vem se destacando em competições como essa. A Instituição acredita que o esporte é uma importante ferramenta para a formação dos seus alunos, tanto em aspectos físicos como emocionais e sociais”, observa Crecencio Neto.

A Unifap também oferta o “Auxílio de Incentivo ao Esporte – Bolsa Atleta”, que viabiliza recursos aos estudantes para que possam cobrir parte dos custos para aquisição de material esportivo, inscrições em competições, transporte, hospedagem e alimentação durante eventos esportivos. No edital deste ano, foram ofertadas 30 bolsas no valor de R$ 400.

* Com informações de Crecencio Pereira Neto ((DESPL/Proeac)

* Fotos: Lucas Campelo e Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/