Atividade capacita estudantes para estágio nas UBS de Macapá

Cinquenta acadêmicos do último semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap) passarão por uma capacitação amanhã, 10, no laboratório de análises clínicas.

A atividade é uma parceria entre Unifap e Secretaria Municipal de Saúde de Macapá e antecede o estágio supervisionado, disciplina obrigatória e que será ministrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Os professores irão instruir os acadêmicos a executar e interpretar testes rápido de HIV, sífilis, hepatites b e c, além das condutas adequadas para cada procedimento.

“Com essa capacitação, a Universidade deixará seus alunos mais preparados para o mercado e a rede municipal ampliará o diagnóstico precoce”, ressaltou o coordenador da atividade, professor César Augusto da Silva Melo.

Além dos professores da Unifap, Cézar Augusto da Silva Melo e Clodoaldo Tentes Côrtes, a capacitação envolverá profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Após esta etapa, os estudantes já iniciam na segunda-feira, 12, a disciplina de estágio supervisionado nas UBS da Unifap, do Marabaixo, do Bairro Perpétuo Socorro, no Curiaú e na UBS Rubin Aronovith, no bairro Santa Inês.

Nesses ambientes, os acadêmicos irão atuar com diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis, consultas a gestantes, hipertensos, diabéticos e planejamento familiar.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Enfermagem, o estágio supervisionado complementa os conteúdos teóricos e práticos desenvolvidos ao longo da formação do enfermeiro e podem ser realizados em ambulatórios, hospitais gerais e especializados, na rede básica de serviços de saúde e comunidades.