Assistência estudantil e extensão universitária serão discutidas em encontro

Compartilhe:

O Fórum Regional de Assistência Estudantil Norte/Nordeste (Fonaprace) será realizado pela primeira vez no Amapá entre os dias 28 e 30 de setembro no Museu Sacaca.

O encontro pretende promover entre os pró-reitores, gestores e técnicos das Instituições Federais de Ensino Superior o debate sobre as políticas de assistência estudantil, inclusão, acessibilidade e políticas afirmativas nas Universidades Federais.

A solenidade de abertura será às 19h desta quarta-feira.

O fórum prossegue das 9h às 18h nos demais dias.

Os debates durante o encontro irão resultar na chamada “Carta do Amapá”, um documento onde será tratada a matriz do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que versa sobre o orçamento e rateio entre as universidades dos recursos destinados à assistência estudantil, entre outros assuntos.

Segundo o pró-reitor Rafael Pontes, a atual forma de rateio não considera a demanda potencial de alunos em vulnerabilidade social e econômica por região.

“A pesquisa nacional realizada pelo FONAPRACE destaca que o norte e o nordeste têm uma demanda maior de alunos em vulnerabilidade social e econômica que as demais regiões.

Na carta, pretendemos chamar a atenção para essa peculiaridade”, explicou o pró-reitor.

Os resultados da pesquisa do perfil discente realizada recentemente na Unifap serão apresentados aos participantes, além das perspectivas e desafios da Assistência Estudantil na instituição.

O pró-reitor Rafael Pontes explica que o Fonaprace é uma importante oportunidade de trazer ao Amapá especialistas e profissionais das universidades do norte e do nordeste para promover, debater e agregar aprendizado à equipe da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) da Unifap e aos profissionais que atuam na Educação Superior.

A programação do evento está no sitio http://fonaprace.

wixsite.

com/xiireuniao.


Compartilhe:
Fechar Menu