Alunos de Pós-Graduação em Ciências Ambientais são recebidos com aula magna

Hoje pela manhã ocorreu a aula magna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade, no hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação.

O coordenador adjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), professor Carlos Alberto Cioce Sampaio, foi o responsável pela aula e abordou o “bem viver”, a produção de ciência como mudança de realidade social.

Para isso, o professor Carlos Sampaio defendeu a opinião sobre a diversidade discente e docente que, para ele, deve haver nesses programas de pós-graduação.

“Na área de ciências ambientais, é imperativo que haja um relativo equilíbrio entre a biologia, ciências agrárias e engenharias.

Parece-me muito saudável essa pluralidade de ideias”, afirmou.

Um programa que reunisse apenas professores e acadêmicos pragmáticos e de mesmo pensamento poderia resultar na formação de mestres lacônicos.

“Às vezes, um professor que produz demais não é necessariamente o que um programa precisa.

Nem todos tem que ser superprodutivos.

Podemos conviver em um mesmo corpo docente de pós-graduação com pessoas que optam pela extensão, outros pela produção, alguns que escrevem livros.

São gerações diferentes de professores”, afirmou.

O coordenador do PPGCA, professor Renato Hilário, falou da diversidade característica do estado do Amapá, que engloba diversos ecossistemas e populações.

Essa variedade deve ser integrada entre os meios físico, social e ambiental proposto pelo programa de pós da Universidade.

“Então, a ideia é não fazer ciência pensando unicamente na produção internacional, mas simultaneamente pôr a ciência a serviço da sociedade, que exista o benéfico e verdadeiro impacto local”, afirmou.

O professor Carlos Sampaio foi recebido pela reitora Eliane Superti ao final da aula magna.

Nesta tarde, às 15h, os estudantes ainda foram recepcionados, apresentados aos docentes do curso e esclarecidos sobre pontos importantes do regimento.

O evento foi prestigiado pela diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP), Meire Guedes, o representante da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Averaldo Monteiro, a representante da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Leiane Maria de Oliveira Silva, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Welliam Chaves Monteiro, o Secretário do Estado de Meio Ambiente, Marcelo Creão, o chefe de pesquisa da Embrapa, Wardson Borges, diretor de pesquisa da Unifap, Alaan Ubaiara Brito e o representante da reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Walter Lima.

Também participaram os professores do curso Renato Hilário, Lina Bufalino, Daímio Brito, Tiago Marcolino de Souza e José Júlio de Toledo.