Acordo prevê ampliação do prédio do Cepap e cooperação técnico-científica

Um acordo de cooperação técnica será assinado na manhã desta sexta-feira, às 11h, entre a Unifap (Universidade Federal do Amapá) e a empresa australiana Beadell Resources.

O objetivo é a cooperação técnico-científica entre as instituições para favorecer pesquisas e estudos arqueológicos de alunos e professores da Unifap nas áreas em que se encontram os processos de mineração da companhia.

O acordo ainda prevê a ampliação do prédio do Cepap (Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá) da Universidade.

Após a assinatura, a Beadell ficará responsável por executar a primeira etapa das obras de ampliação do Cepap, orçada em R$ 600 mil.

O início dos trabalhos está previsto para maio e a conclusão no mesmo mês de 2019.

Inaugurado em 2011, o espaço do Centro de Pesquisas Arqueológicas já se tornou limitado.

A Reserva Técnica possui uma área de 50m² e apresenta-se hoje com sua capacidade máxima de acondicionamento de acervo decorrente de resgate de bens arqueológicos provenientes de vários projetos.

“Dadas as condições atuais, é urgente a ampliação do espaço da reserva técnica, com ambientes de suporte, impermeabilização das paredes e mobiliário adequado para a continuidade de recebimento de novos acervos”, explicou a diretora do Cepap, professora Cecília Maria Chaves Brito Bastos.

Apenas duas instituições no Amapá armazenam achados arqueológicos: o Cepap e o Iepa (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá).

A vice-reitora, professora Adelma Barros-Mendes, lembrou que a parceria também irá fomentar prática de estágios no campo de estudos arqueológicos.

Além de pesquisas com auxílio de financiamento por meio de bolsas para desenvolver pesquisadores e alunos, os estudantes irão atuar diretamente nas áreas da empresa.

Para a diretora do Centro, do ponto de vista acadêmico, os benefícios decorrentes da concretização dessa parceria poderão provocar o fortalecimento do Cepap como instituição de guarda de bens arqueológicos no Brasil.