Acadêmicos de Relações Internacionais aprovam artigo em congresso do Ministério da Defesa

Os acadêmicos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Ítalo Gouvêa, Paulo Guerra, Raissa Sena, Cinthia Rocha e Ana Beatriz Ayres participarão do 13º Congresso Acadêmico de Defesa Nacional, promovido pelo Ministério da Defesa, com o artigo ” A Importância Estratégica da Criação da Brigada da Foz do Amazonas para a Defesa da Amazônia Setentrional Brasileira”.

O evento ocorre no período de 11 a 15 de julho na Escola Naval da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro.

Sob orientação do professor Esp.

Tiago Luedy, o artigo reflete sobre os aspectos que apontam para a importância estratégica da criação da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, implementada em 2014 pelo Exército Brasileiro, com sede em Macapá (AP), para defender a foz do Amazonas e resguardar as fronteiras nacionais na região.

” A percepção da posição estratégica privilegiada da parte oriental da Amazônia suscitou maior atenção em torno da foz do rio Amazonas, porta de entrada da região pelo Oceano Atlântico.

Como espaço que necessita da presença do Estado e das Forças Armadas para afirmar a soberania nacional e combater ilícitos transnacionais, os mais de 11 mil km de fronteiras amazônicas vêm sendo gradativamente reforçados”, explica Tiago.

Os acadêmicos são alunos-pesquisadores dos grupos de pesquisa Laboratório de Relações Internacionais e Geopolítica (Labrigeo) e Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (Obfron).

A delegação da Unifap é uma das duas equipes da região Norte selecionadas para o congresso.

De acordo com Tiago, é a terceira vez seguida que a Unifap participa do evento nacional.

O Congresso O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional é uma atividade de cunho educacional promovida pelo Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), em parceria com as principais escolas de formação de oficiais das Forças Armadas: Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea.

Realizado anualmente, o Congresso Acadêmico tem o objetivo de estimular a reflexão e a discussão de assuntos relativos à Defesa Nacional, bem como a apresentação de trabalhos acadêmicos que tratam do tema.

O evento é composto de palestras, grupos de estudo e debates, proporcionando uma interação profícua entre professores e estudantes de instituições civis e militares.

Mais informações no site do evento.