Acadêmicos de arquitetura e urbanismo apresentam projetos para comunidade do município de Santana

Desde junho de 2017, cerca de 20 acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), sob a coordenação da professora Bianca Moro de Carvalho, trabalharam com a comunidade do bairro Elesbão, no município de Santana.

A convivência resultou em cinco projetos de melhorias estruturais para os moradores da vila ribeirinha.

Os frutos dessas ideias foram expostos em reunião com o prefeito de Santana, Ofirney Sadala, na última quinta-feira, 22.

Sadala acompanhou cada um dos projetos que posteriormente serão doados pela Unifap para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semop) do município vizinho.

A intenção é de que as melhores iniciativas de cada um dos projetos sejam transformadas em um único plano que seria materializado pela prefeitura em melhorias para os moradores do Elesbão.

Para isso, o prefeito anunciou que buscaria apoio de deputados federais e senadores.

Os projetos contemplam uma gama diversificada de ideias estruturais para atender à comunidade.

Vai desde espaços pensados para hortas comunitárias, lazer, estratégias de revitalização da área da localidade; até sistema de água e esgoto, projetos de construção de casas populares e de pontes.

“Nós visitamos o Elesbão em diversos horários para verificar a viabilidade do que seria formatado, inclusive a influência da maré e formações de praias para garantir a funcionalidade e melhor aproveitamento dos espaços”, informou a professora Bianca Moro de carvalho.

Os alunos trabalharam as disciplinas de “Projeto Urbano 2” e “Habitação Popular” onde foram aplicados 52 questionários em cerca de 500 casas para, primeiramente, conhecer o perfil dos moradores.

Diante do perfil, obtiveram um diagnóstico.

A partir daí, em conversas com a comunidade, buscou-se ouvi-los para que expusessem seus anseios relativos à infraestrutura (lazer, moradia, educação, esporte, etc.

).

Qual seria a vontade e onde melhorar.

Fizeram o prognóstico e, após, os projetos.

Os custos para a consolidação dos projetos em estrutura física não foram mensurados ainda, pois parte de cada uma das propostas serão vinculadas para orçamento futuro que ficará a cargo dos profissionais da Semop.

A professora Bianca Moro de Carvalho vai reunir com a administração universitária para viabilizar meios legais para doação dos projetos.

Documentário O trabalho dos acadêmicos também gerou outro fruto, o documentário “Habitação Popular na Amazônia: o Elesbão”.

A película mostra o modo de viver dos moradores, a construção de suas moradias, alimentação, o descaso do poder público, bem como o trabalho e a arte popular dos mestres artesãos na construção de embarcações em estaleiros na localidade.

A professora Bianca Carvalho diz que a ideia surgiu para mostrar que a arquitetura não pode ficar limitada à sala de aula.

“A dimensão toma uma proporção cultural que pode ser aproveitada em fotografias, cinema, em outros tipos de apoios para que a comunidade melhor se expresse.

E nesse sentido, agradeço ao professor Peter Lucas, membro da New York University e da The New School University, que nos ensinou a trabalhar esse outro viés da arquitetura”, afirmou.

A professora ainda agradeceu o apoio do presidente da comunidade do Elesbão, Raimundo Moraes, e do Ministério Público do Amapá (MPE).

Assista na íntegra o documentário produzido pelos acadêmicos em: https://www.youtube.com/watch?v=eQC-E0r1zK4